terça-feira, fevereiro 05, 2013

Cenário ideal - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 05/02

Na cabeça do ex-presidente Lula, a eleição de 2014 está resolvida: o governador Eduardo Campos (PE-PSB) será vice da presidente Dilma e o vice, Michel Temer (PMDB), concorrerá a governador de São Paulo. Lula tem dito a amigos que a polarização PT-PSDB se esgotou e que é hora de seu partido entregar a cabeça de chapa no maior estado do país. Só falta combinar com todos os envolvidos.

Tudo dominado
Com as presidências da Câmara e do Senado, além da vice-presidência da República, o PMDB avalia que chegou no auge. Um peemedebista da cúpula contou que o poder é tanto que o partido tem cacife para decidir tudo, a partir de agora. Desde as votações no Congresso, passando pelos palanques nos estados, até a eleição presidencial. O PMDB segue firme e forte com a presidente Dilma, mas com condição "de ir para onde quiser". Inclusive, brincou o peemedebista, para vice de Eduardo Campos (PSB-PE). No PMDB, é consenso que Renan Calheiros (AL), Henrique Alves (RN) e Michel Temer (SP) são políticos experientes e, portanto, de espírito independente.

“Pior do que este Parlamento, só um Parlamento fechado” 

Miro Teixeira, após as eleições na Câmara e no Senado
Deputado federal (PDT-RJ)


Autonomia de voo
O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), transformará a Corregedoria em órgão autônomo. Ela integrava a 2ª Vice-Presidência e, na semana passada, foi para a 3ª Secretaria. Cabe à Corregedoria investigar denúncias contra deputados.

Batendo cabeça
A luta política maranhense desembarcou na Esplanada. O ministro Gastão Vieira (Turismo), na foto, e o presidente da Embratur, Flavio Dino, estão se desentendendo. Pesquisa de preços da hotelaria anunciada pela autarquia não era de conhecimento do ministro. E, no dia em que Vieira fez reunião com o setor, Dino não foi.

Boca de urna
A candidata a presidente da Câmara Rose de Freitas (PMDB-ES) conseguiu a proeza de ter mais cabos eleitorais espalhados pelo plenário do que votos: eram 82 voluntários fazendo boca de urna. Ela acabou recebendo 47 votos.

Sempre elas
A votação do Orçamento, marcada para a noite de hoje, está ameaçada. Deputados da base aliada avisaram ao Planalto que, sem o empenho das emendas individuais, prometidas no fim do ano, haverá obstrução. O governo prometeu R$ 5 milhões, em média, mas muito menos do que isso foi cumprido.

A que ponto
O deputado Vilson Covatti (PP-RS) espalhou "cola" falsa de cédulas com seu nome para uma vaga na Mesa da Câmara. Mas o candidato oficial do partido era Simão Sessim (RJ). Deputados vão acioná-lo na Comissão de Ética do PP.

Segurança para quê?
Em vistoria dos Bombeiros no prédio da Polícia Federal, em Brasília, foi sugerida instalação de escadas de incêndio pelas laterias, onde são as salas das chefias. Mas os diretores vetaram a obra para não perderem espaço em seus gabinetes.

O TITULAR desta coluna, Ilimar Franco, está de férias até o dia 18, período no qual esta será de responsabilidade de Simone Iglesias.

Nenhum comentário: