segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Candidatura própria já - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 18/02

Em sua primeira reunião do ano, anteontem, a direção do PT-SP se insurgiu contra a tese de ceder ao PMDB a cabeça de chapa na eleição para o governo. Aliados de Lula e o presidente nacional do partido, Rui Falcão, defendem a ideia. Dirigentes lembram da transferência do domicílio eleitoral de Ciro Gomes para São Paulo, em 2009, para evitar que a sigla pague novamente o preço pela estratégia nacional. "Só a candidatura própria unifica o PT", diz um grão-petista.

Memória seletiva O mesmo grupo lembra que Falcão criticou o PT de São Paulo no passado pela "paralisia", enquanto aguardava a decisão de Ciro de entrar ou não na disputa pelo governo em 2010.

Bloco na rua Para mobilizar seus pré-candidatos ao Bandeirantes e neutralizar a articulação com os peemedebistas, o PT-SP aprovou maratona de dez caravanas pelo interior e na Grande São Paulo, sempre aos sábados. A primeira está marcada para 6 de abril, em Campinas.

Preliminar Também foram programados três grandes encontros estaduais, em maio, agosto e setembro, nos quais participarão prefeitos e vices petistas.

Falou demais Ao reconhecer que uma ala do PT defende a troca de Michel Temer por Eduardo Campos em 2014, como ventilou o ex-presidente Lula, Gilberto Carvalho irritou o vice-presidente da República. Temer se queixou das declarações do ministro da Secretaria-Geral da Presidência à própria Dilma.

Quaresma Para evitar novos desgastes com o PMDB, principal sócio da aliança petista, emissários do Planalto confirmam que Carvalho foi aconselhado a se abster de comentar a política partidária.

Na costura Garibaldi Alves (PMDB), ministro da Previdência, deverá disputar o governo do Rio Grande do Norte. Na campanha, ele apoiará a candidatura da atual deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), que disputará o Senado.

Ultimato A chapa encabeçada pelo ministro selará o rompimento com o DEM em seu Estado, uma cobrança da presidente Dilma.

Amizade... A carta em que Eduardo Campos (PSB) aplaude a nova sigla de Marina Silva foi entregue por Sérgio Xavier, secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, que liderou comitiva de 25 representantes do Estado no evento dos sonháticos.

... ou namoro? O governador diz a interlocutores que gostaria de ter a ex-senadora como vice em eventual chapa ao Planalto em 2014, caso a Rede não se viabilize legalmente até outubro.

Ampulheta Aliados de Marina têm alertado que quem tem voto só migrará para a Rede com garantia de alguma estrutura em 2014.

Artesanal No lançamento do partido, a ex-senadora propôs que pendurassem fitas de Möbius pelo salão como um símbolo da sigla. Usada pela artista Ligia Clark, a fita "quebra nossos hábitos espaciais, direita e esquerda, anteverso e reverso".

Companheiros Além de Domingos Dutra (MA) e Eduardo Suplicy (SP), a também petista Serys Slhessarenko (MS) compareceu ao evento.

Quórum Preocupou a ausência de puxadores de voto como Reguffe (PDT-DF), Alessandro Molon (PT-RJ) e Ricardo Tripoli (PSDB-SP).

Veja bem Contrariando relatos, Mario Covas Neto nega que disputará a presidência do PSDB paulistano.

tiroteio
SP sofre com as enchentes, e o prefeito não aparece nem para prestar solidariedade às vítimas. Haddad submergiu com a cidade.
DO VEREADOR GILBERTO NATALINI (PV), sobre a conduta do prefeito ante as consequências dos temporais que atingem a capital desde quarta-feira.

Contraponto


Ai, que gostoso!


No último dia do feriado de Carnaval, em São Miguel do Gostoso (RN), a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) participou de um jantar em que estavam políticos do PT e a prefeita da cidade, Fátima Dantas (PMDB).
Depois do café, a ministra posou ao lado da prefeita e fez um pedido:
-Agora, mandem a foto para o Henrique [Henrique Alves (PMDB)], com meu apreço.
A prefeita respondeu com outra brincadeira. Presenteou Ideli com dois gostosos, a moeda local criada para fazer com que o dinheiro circule só na cidade.


Nenhum comentário: