sexta-feira, janeiro 18, 2013

Ver para crer - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 18/01


O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), construiu o apoio, dos aliados e da oposição, à sua candidatura à presidência da Câmara com a promessa de tornar impositiva, até 2014, a execução das emendas individuais ao Orçamento. É antigo o anseio dos deputados de se livrarem do cabresto do Executivo. Henrique reafirmou esse compromisso ontem perante a bancada do Rio.

Royalties: o derradeiro esforço
O deputado Sandro Mabel (GO) faz seu esforço derradeiro para impedir que Eduardo Cunha (RJ) seja eleito líder do PMDB. Mabel tem dito que Cunha usará a liderança para favorecer o Rio no debate sobre a divisão dos royalties do petróleo. Por conta disso, Cunha precisou ter uma conversa pessoal com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), onde sustentou que "defende a posição e que votará com o Rio", mas que, como líder, encaminhará as posições da maioria. O discurso de Mabel não emplacou até agora. Um dos maiores adversários do Rio no debate dos royalties, Marcelo Castro (PMDB-PI), continua sendo um entusiasmado eleitor de Cunha.

“Se as denúncias são fogo amigo ou inimigo, vou servir como bombeiro. A imprensa está fazendo o papel dela”
Henrique Eduardo Alves 
Deputado federal (PMDB-RN)

Está tudo dominado
O atual e o futuro líder do PSDB, Bruno Araújo (PE) e Carlos Sampaio (SP), foram ontem com o vice Michel Temer e o candidato do PMDB a presidente da Câmara, Henrique Alves (RN), visitar o governador Geraldo Alckmin (SP).

O sucessor
Se depender da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), na foto, o cargo de secretário-executivo, ocupado por Beto Vasconcelos, que está de saída, será ocupado por Gilson Alceu Bittencourt. Ele é secretário-executivo adjunto, está na Casa Civil desde 2011, e é funcionário de carreira do Ministério da Fazenda.

Mantega: firme e forte
A despeito da pancadaria e da onda especulativa, a presidente Dilma fez questão, durante esta semana, nos contatos com grandes empresários brasileiros e estrangeiros, de manifestar sua total confiança no ministro Guido Mantega (Fazenda).

Rasgando a fantasia
O governador Sérgio Cabral (RJ) aproveitou ontem o discurso em apoio a Henrique Alves (PMDB-RN) a presidente da Câmara para pedir aos peemedebistas fluminenses que votem em Eduardo Cunha (RJ) para líder da bancada. O governador disse que é muito importante ter na liderança do partido, na Câmara, um deputado experiente e que represente o Rio de Janeiro.

Em busca das luzes da ribalta
Ninguém queria. Mas bastou o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) se apresentar como anticandidato à presidência do Senado, para que emergissem dois novos interessados: Pedro Taques (PDT-MT) e Acir Gurgacz (PDT-RO).

Nova igreja
O Itamaraty distribui passaportes diplomáticos a integrantes de igrejas, mas não dá o privilégio aos assistentes de chancelaria, os "achans", que atendem embaixadas mundo afora. Eles estão pensando em criar a "Igreja da Graça Achânica".

Deu no Granma....
Deu no Granma. Grupo de senadores brasileiros, em visita a Cuba, manifestou apoia à luta contra o bloqueio econômico dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: