terça-feira, janeiro 22, 2013

Uma mão lava a outra - FÁBIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 22/01


Dilma Rousseff convocou prefeitos aliados das capitais para propor medidas de socorro aos municípios em troca de apoio político para aprovação da medida provisória que destina 100% dos royalties para a Educação. O texto, que está no Senado, é combatido por entidades municipalistas, que o consideram "populista". Além do novo índice de correção das dívidas das prefeituras, a presidente quer debater com os recém-empossados ajustes na meta do superávit primário.

Sala VIP Em preparação para o megaevento dirigido aos novos prefeitos, previsto para a semana que vem, Dilma receberá até sexta-feira os socialistas Roberto Cláudio (Fortaleza) e Geraldo Júlio (Recife), e o petista Luciano Cartaxo (João Pessoa).

Efeito... Além de Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, os governos de Alagoas, Paraíba e Goiás devem aderir à ação proposta ontem ao STF denunciando suposta omissão do Congresso no caso do FPE (Fundo de Participação dos Estados).

... cascata O ministro Ricardo Lewandowski pretende tomar decisão sobre a liminar até o fim do recesso, mas não se manifestará de imediato. Por se tratar de omissão em uma lei nacional, seu entendimento valerá para todos os Estados, inclusive os que não ingressaram com a ação.

Reta final Favorito à presidência da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) fará hoje visita de cortesia a Eduardo Campos, em Recife. O governador é presidente do PSB, sigla de Júlio Delgado (MG), adversário direto de Alves na disputa.

Timing Campos é assediado pelo peemedebista no momento em que move peças nos bastidores em favor de Delgado. Desde a semana passada, o dirigente socialista conversa, sobretudo com a cúpula do PSDB, sobre a importância de um segundo turno na eleição da Mesa.

Ninguém tasca Tucanos mostram desconforto com o impasse envolvendo a primeira secretaria da Casa, cobiçada também pelo PSD. "O governo que cumpra seu acordo com eles oferecendo ministérios. No Congresso, a eleição é independente", diz o hoje titular do cargo, Eduardo Gomes (PSDB-TO).

Condição A nomeação de Gabriel Chalita (PMDB-SP) para o Ministério de Ciência e Tecnologia só deve ocorrer após a eleição no Congresso. Se assumir, o peemedebista será cobrado a desistir da disputa pelo governo paulista em 2014. "Dilma não quer ministro de um ano", diz um auxiliar da presidente.

Passivo Com produtividade em xeque, a Assembleia paulista tem 634 vetos de governadores a projetos de deputados aguardando apreciação. A maioria das propostas de parlamentares é barrada por vícios de iniciativa.

Imersão José Maria Marin, presidente da CBF, reuniu ontem o comitê da Copa, Corinthians e Odebrecht, responsável pelo Itaquerão. Filiado ao PTB, levou os correligionários José Auricchio Jr. e Celso Jatene, respectivamente secretários estadual e municipal de Esportes. Marin quer dar visibilidade aos petebistas na organização.

Hiperativo Ao ler animado relato de périplo do ministro do Esporte por cidades candidatas a abrigar Centros de Treinamento no Mundial, um seguidor de Aldo Rebelo no Twitter ironizou: "Acompanho esse perfil para preparar o roteiro da série 'Curtindo um ministério adoidado'".

Bioma Walter Feldman (PSDB), ex-secretário de Gilberto Kassab, e Fábio Feldmann, que ajudou a redigir o programa do PSD, serão atrações do evento em que Marina Silva discutirá hoje a criação de seu novo partido.

com ANDRÉIA SADI e DANIELA LIMA

tiroteio
Com desempenho pífio, a Assembleia virou um pequeno apêndice do Palácio dos Bandeirantes cravado no Ibirapuera.

DO DEPUTADO ESTADUAL MAJOR OLÍMPIO (PDT), sobre a produtividade da Casa e a restrição à abertura de Comissões Parlamentares de Inquérito.

contraponto


O que é isso, companheiro?


Nas reuniões diárias com o "núcleo duro" de seu governo, Fernando Haddad brinca com os secretários sobre o posicionamento de sua equipe no espectro ideológico. Na semana passada, o petista disse:

-Eu me sinto à direita neste governo.

Sem que seus auxiliares entendessem o comentário, o prefeito paulistano continuou, apontando Leda Paulani, titular do Planejamento:

-Ela é que é a esquerda.

Leda foi militante do PSOL, período em que fazia crítica contumaz à política econômica do governo Lula.

Nenhum comentário: