domingo, janeiro 20, 2013

Última instância - FÁBIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 20/01


Governadores traçam estratégia para evitar, no STF, que os repasses do Fundo de Participação dos Estados sejam bloqueados a partir de 10 de fevereiro por falta de suporte legal. Secretários estaduais receberam carta da coordenação do Conselho de Política Fazendária propondo ação à corte para manter a regra que assegura os recursos. Membros do Supremo enxergam omissão do governo, que estaria apostando no que chamam de "gambiarras" para a remessa de verbas.

Brecha 
Como exemplo, um integrante do Supremo menciona a justificativa do governo de se apoiar em despacho do TCU para dar sequência aos pagamentos. "Com a decisão do STF, a lei se evaporou", diz o ministro.

Efeito colateral 
Há na corte expectativa de que a Procuradoria-Geral da República questione a partilha do dinheiro público sem base legal. Governadores afirmam, contudo, que a suspensão do fundo traria "caos social" e afetaria o funcionalismo.

Missão 
Assim que deixar a presidência do Senado, José Sarney (PMDB-AP) comandará as discussões sobre o pacto federativo em uma comissão especial da Casa. O FPE bancou no Amapá, Estado por onde Sarney se elegeu, 69,3% de todas as despesas em 2011.

Terceiro turno 
A Justiça já definiu a data de novas eleições em 17 municípios. O resultado foi anulado porque os candidatos com mais de 50% dos votos concorreram com registro de candidatura rejeitado. As cidades estão em Santa Catarina, Minas, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Paraná, Bahia e Amapá.

Zoo 
De um deputado tucano, sobre as denúncias envolvendo o candidato do PMDB à presidência da Câmara e a arrecadação de dinheiro para os condenados do mensalão: "A semana começou com o bode do Henrique Alves e terminou com a vaquinha do José Dirceu".

Em todas 
Causou desconforto entre ministros a divulgação de que, dias após Fernando Haddad convidar Lula para ampla reunião do secretariado, colegas da Esplanada estarão com o ex-presidente em evento de seu instituto, programado para amanhã, em São Paulo.

Bloco na rua 
Auxiliares de Dilma Rousseff entendem que estaria em curso "intervenção" do petista, que também se reunirá com a presidente na sexta-feira. Confirmaram presença no seminário Celso Amorim (Relações Exteriores), Luciano Coutinho (BNDES) e Marco Aurélio Garcia, assessor especial.

Fica... 
Contrariando desejo de ala expressiva do PT, Haddad não deverá romper o contrato com a Controlar, empresa responsável pela inspeção veicular paulistana.

... como está 
O núcleo jurídico da prefeitura quer ajustar os termos do acordo para atender a promessa de campanha petista, isentando donos de veículos da taxa.

No atacado PR e DEM, que integraram a coligação de José Serra, discutem cota de cargos no governo de Haddad. Os neoaliados serão instalados em diretorias.

Alto preço 
O adiamento de reajustes de passagens de metrô e trem, acolhendo pedido do governo federal, não é consensual no Bandeirantes. "Administrar tarifas sem critérios claros de governança não é boa sinalização para o mercado", diz um membro do QG de Geraldo Alckmin.

Embarque 
Depois do apagão de dezembro, a Infraero concentra esforços no Galeão (RJ). Novo setor do terminal 2 do aeroporto criará mais 32 posições de check-in para as companhias American Airlines, Delta e Taag.

Tiroteio
"Quem tem que dar um 'jeitinho' de sair é Guido Mantega, cedendo seu cargo a alguém que entenda de economia de verdade."

DO DEPUTADO RONALDO CAIADO (DEM-GO), sobre artigo do "Financial Times" criticando ''jeitinho brasileiro'' do ministro da Fazenda e do Banco Central

Contraponto

Banco de reservas
Ao participar de reunião na qual costurou acordo entre Cruzeiro e Atlético-MG para a reinauguração do Mineirão, Antonio Anastasia tentava descontrair o clima entre os dirigentes. Perguntou qual seria o craque da Copa. Diante da resposta unânime de que seria Neymar, um dos cartolas disse que ele valeria 75 milhões de euros.

-Isso tudo? Eu deveria ter sido jogador de futebol. Se não tivesse sido bom, teria ainda a chance de ser técnico.

Um dos presentes retrucou, para gargalhada geral:

-O senhor teria boa chance, governador. Os grandes técnicos que temos hoje foram péssimos jogadores.

Nenhum comentário: