quinta-feira, janeiro 24, 2013

Socorro internacional - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 24/01

O governo Dilma estuda promover uma "chamada internacional" de médicos para trabalhar no Brasil. A proposta é da Frente Nacional de Prefeitos e da Associação Brasileira de Municípios. O Ministério da Saúde recebeu a tarefa de viabilizar juridicamente a ideia. Os prefeitos reclamam que não conseguem profissionais para atender na periferia das grandes cidades.

Os alvos são Portugal e Espanha
Os prefeitos Roberto Claudio (Fortaleza), Geraldo Julio (Recife), Luciano Cartaxo (João Pessoa) e Carlos Eduardo (Natal) defenderam este caminho para a presidente Dilma. A ideia é importar médicos de Portugal e Espanha, onde há muito desemprego no setor. Hoje na Espanha, a cada cinco médicos aposentados na rede pública apenas um novo é contratado. Antes da crise, cinco eram chamados. Enquanto isso, no Brasil, cada médico que se forma tem como primeiro emprego 1,5 vaga só na rede pública. Por isso, mesmo oferecendo incentivos salariais, prefeitos e governadores não conseguem profissionais para atender nas periferias e nas cidades do interior.

“Vamos mudar o PSDB de cabo a rabo no Rio, na Bahia e no Rio Grande do Sul. Não podemos ir para a sucessão fracos em três dos cinco maiores colégios eleitorais”
Sérgio Guerra
Presidente do PSDB e deputado federal (PE)

Briga itinerante
Nas viagens pelos estados em campanha a presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN) é acompanhado pelo vice, André Vargas (PT-PR), e pelos candidatos a 1º secretário: Fábio Faria (PSD-RN) e Márcio Bittar (PSDB-AC).

Vetado
A presidente Dilma está pressionando o PR a adiar a escolha do novo líder na Câmara, porque não quer Anthony Garotinho (RJ) no cargo. O Planalto tem informação de que ele será candidato a governador do Rio apoiado pelo PSDB. A eleição está marcada para 1º de fevereiro. Dilma tenta viabilizar o deputado Giacobo, amigo da ministra Gleisi Hoffmann. 

Medo do rolo compressor
Apesar do noticiário negativo, o PSDB não quer largar a candidatura Henrique Alves (PMDB-RN) à presidência da Câmara. O partido, 10% da Casa, apega-se à proporcionalidade, pois teme ser excluído da Mesa e do comando das Comissões.

"No, woman, no cry"
No encontro com o embaixador dos EUA, Thomas Shannon, e três senadores republicanos, na quinta-feira (17), reagindo à choradeira, a presidente Dilma comentou: "Mesmo que os EUA não detenham mais o maior PIB, o seu país terá a maior renda per capita durante décadas e ainda terá as melhores universidades e a maior capacidade de inovação tecnológica do mundo."

Dança das cadeiras
A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Prazeres, deixará o cargo para acompanhar o marido, diplomata, em posto no exterior. O ministro Fernando Pimentel nomeará Maurício Borges, presidente da Apex.

Sem encontro paralelo
O Planalto vetou encontro de primeiras-damas na reunião dos prefeitos. Não acha produtivo e avalia que o organizado no governo Lula e comandado pela então primeira-dama Marisa Letícia pegou mal. Serviu para as mulheres tietarem o casal.

A PRESIDENTE DILMA não irá ao Fórum Social Mundial em Porto Alegre (de 24 a 29 de janeiro). O Planalto diz que o evento deste ano será esvaziado.

Nenhum comentário: