segunda-feira, janeiro 14, 2013

Réveillon do milênio - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 14/01


Lembra o acidente com fogos de artifício no réveillon de 2001, na Praia de Copacabana, que deixou um homem morto e umas 40 pessoas feridas? Então, a juíza Ana Luiza Coimbra Mayon Nogueira, da 21ª Vara Criminal, inocentou os sócios da Promo 3 e da Brasitália, responsáveis pela queima de fogos.

Segue...
Foram salvos pela... dúvida. É que houve divergência entre os laudos periciais. A não apreensão imediata dos fogos de artifício também dificultou a produção de provas.

Elas no poder
A ministra Eliana Calmon assume, temporariamente, amanhã, a presidência do STJ. Será a primeira mulher a presidir a Corte.

Randolfe Potter
O senador Randolfe Rodrigues, de 40 anos, que ganhou o apelido de Harry Potter, está escrevendo um livro sobre a natimorta CPI do Cachoeira.

Braga em transe
Quem lembrou foi Cacá Diegues, o cineasta. O centenário Rubem Braga emprestou sua cobertura em Ipanema para Glauber Rocha filmar “Terra em transe”. Lá, Jardel Filho morava com Danusa Leão no filme. E, de lá, o herói saiu e fez a revolução em Eldorado, o país da ficção.

No mais
O PT faz dez anos no poder. Mas a festa é... do PMDB. Tem a vice-presidência da República e, a partir de fevereiro, deve presidir a Câmara e o Senado. Ou seja, terá três dos principais cargos na hierarquia republicana. 

‘Flores raras’ em Berlim 
“Flores raras”, de Bruno Barreto, participará, mês que vem, do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). O filme retrata o romance entre a brasileira Lota de Macedo Soares, idealizadora do Parque do Flamengo, e a poeta norte-americana Elizabeth Bishop. As personagens são vividas, respectivamente, pela querida Glória Pires e pela australiana Miranda Otto, de “O Senhor dos Anéis”.

A vez de Santoro
Rodrigo Santoro, quinta passada, recebeu do prefeito de Miami (EUA), Tomás Regalado, a chave da cidade pela atuação no filme “O último desafio”, estrelado por Arnold Schwarzenegger. O bonitão é talvez o ator brasileiro mais conhecido por lá.

Cinema brasileiro
Serge Toubiana, presidente da Cinemateca Francesa, quer fazer uma grande retrospectiva do nosso cinema e de sua história, este ano, em Paris. Ela já está reunindo os títulos mais importantes.

Sherlock Holmes
Detetives particulares de Natal estão anunciando seus serviços em muros e postes de toda a capital do Rio Grande do Norte. Para atrair clientela, desconfiada com a pulada de cerca no período carnavalesco, os profissionais têm até slogan. Um deles é: “A dúvida te incomoda? Ligue já”.
É. Pode ser.

Rio dos mares
O Píer Mauá, no Rio, recebe no domingo de carnaval, oito transatlânticos. Será o maior número de cruzeiros que o Porto já recebeu num só dia. Entre eles, o luxuoso Grand Princess, da Princess Cruises. Os passageiros dos oito navios, umas 36 mil pessoas, devem deixar aqui algo em torno de US$ 18 milhões.

ISSO PODE, DOUTOR?
Este carrão, uma Mercedes CLK 320, foi estacionado, dia destes, numa vaga exclusiva para pessoas com deficiência física, próximo à esquina da Avenida Atlântica com Rua Figueiredo de Magalhães, em Copacabana, no Rio. No possante, no entanto, não havia nenhuma indicação — credencial ou adesivo — de que o veículo era conduzido por alguém com direito ao benefício. Mas tinha, no vidro dianteiro, veja no detalhe, um papelzinho onde se lê “Poder Judiciário”. Pode? 

Cena carioca
Uma aluna do MBA em Marketing Digital da FGV, no Rio, entrou na sala, quinta passada, vestindo... um saco preto, como se fosse uma saia. É que a moça foi impedida de entrar de short. Para não perder a aula, improvisou um saco de lixo na cintura.

Paes boêmio
Na noite de sexta-feira, antes de ir para o ensaio da Portela, em Madureira, o prefeito Eduardo Paes fez uma parada no... Cachambeer, o famoso bar no Cachambi. Bebeu umas e foi para o samba.

Tipo Noronha
Surge na Costa Verde mais uma tentativa de limitar o número de pessoas na Ilha Grande, o santuário fluminense. É um projeto da prefeitura de Angra dos Reis. Se sair do papel, o turista, antes de ir à ilha, terá que pedir autorização à TurisAngra. Algo parecido existe para os turistas que vão a Fernando de Noronha, PE.

Em tempo
Apesar da recente descoberta dos cientistas britânicos, garantindo que a galinha nasceu primeiro que o ovo, ainda resta outro mistério: por que as obras da nova sede da UNE, na Praia do Flamengo, no Rio, não saíram do papel até hoje? O dinheiro, R$ 50 milhões, foi liberado no governo Lula, em 2010.

Nenhum comentário: