domingo, janeiro 20, 2013

Por que pagamos mais caro no Brasil? - RICARDO AMORIM


REVISTA ISTO É


A diferença de preços do Brasil com o resto do mundo é impressionante. Do restaurante aos eletrônicos, quase tudo é mais caro aqui.

Razões não faltam, começando pelos impostos. Uma das cargas tributárias mais elevadas do planeta, particularmente concentrada sobre consumo e produção, encarece tudo que é feito e comprado aqui.

Impostos não explicam todas as distorções. Também as margens de lucro são mais elevadas. A esquerda culpa a ganância dos nossos empresários. A explicação está equivocada. Sim, empresários querem cobrar mais por seus produtos e serviços. Se você pudesse dobrar seu salário, não dobraria?

A pergunta é: por que conseguem cobrar mais aqui? Por que aceitamos pagar mais? Apesar dos avanços desde 1994, a distribuição de renda no Brasil ainda é das piores. Grande concentração gera uma valorização de status nas compras. Demarcam-se as diferenças através do consumo, mesmo que para isso tenha que se pagar mais. Comprar determinado carro, celular ou iogurte "separa" seus consumidores das classes sociais "abaixo" deles.

A explicação mais importante, porém, não é esta. A baixa competição, a dificuldade de se fazer negócio e o risco mais elevado da atividade empresarial pesam mais.

Burocracia absurda, corrupção, carga tributária elevada, regime tributário complexo, infraestrutura ruim, mão de obra cara e despreparada dificultam a vida das empresas, aumentando o risco de seus investimentos. Com risco maior, empresários reduzem investimentos e, por consequência, a competição. Com menos competição, inclusive com os importados - o Brasil é o país com menor taxa de importação de produtos e serviços no planeta -, é possível subir preços e aumentar margens de lucro.

Nos últimos anos, as margens no País caíram. Em muitos setores, empresas não conseguiam repassar integralmente aumentos de custos de mão de obra e matérias-primas aos preços porque uma competição crescente não permitiu.

A competição aumentou porque a crise no mundo desenvolvido estimulou as empresas a buscarem os grandes mercados emergentes. Somou-se a isso um forte crescimento do consumo no País impulsionado pelo aumento da renda e do crédito. Com mercado maior, cresceram os investimentos produtivos e a competição, reduzindo as margens de lucro. Até aí, ótimo.

Acontece que, nos últimos trimestres, tal movimento se reverteu. Desvalorizar o real encareceu importações, inclusive de máquinas e equipamentos, diminuindo a competição e reduzindo investimentos.

Além disso, ao atacar bancos e empresas de energia elétrica para reduzir rapidamente suas margens de lucro, o governo aumentou o risco dos negócios nesses e em outros setores, que temem medidas semelhantes. Com rentabilidade menor e riscos maiores, os investimentos caíram, o que, através da redução da competição, vai aumentar margens de lucro e encarecer os preços nos próximos anos. Em economia, às vezes, os resultados são o inverso das intenções.

Antes de usar os bancos estatais para pressionar os demais a reduzir juros - um objetivo louvável, buscado de forma ineficiente -, a lucratividade média do setor bancário brasileiro era a segunda mais baixa das Américas, atrás apenas dos EUA, ao contrário do que supõe a maioria. Venezuela e Argentina, onde os governos mais "perseguem" bancos, eram os países com os bancos mais lucrativos.

Para reduzir margens e preços, o governo precisa eliminar a burocracia, simplificar a legislação, estimular a competição, evitar o protecionismo, reduzir impostos, inclusive sobre importados, e incentivar investimentos. O benefício será dos consumidores.


Nenhum comentário: