quarta-feira, janeiro 02, 2013

Paris é uma festa - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 02/01


O ex-senador Demóstenes Torres, braço político do bicheiro Carlinhos Cachoeira, jantava, quinta, no Taillevent (um dos restaurantes mais caros de Paris), com duas moças.

PAC é marketing político
A economista marxista Leda Paulani, 58 anos, cooptada pelo velho amigo Fernando Haddad, para ser Secretária do Planejamento, foi crítica de Lula. Em 2007, em entrevista ao “IHU On-Line”, disse que o Brasil crescia por causa da economia mundial e não por mérito próprio, que o PAC é marketing político e criticou o governo “por ser muito amigo do capital produtivo e financeiro”.

Feliz Ano Novo
Lula passou o réveillon em Portogallo, Angra dos Reis.

É grave a crise
Eike sempre ele Batista frustrou seus vizinhos em Angra. Este ano não promoveu, talvez por economia, a tradicional queima de fogos no réveillon.

O alvo é a gestão
Os economistas Arminio Fraga, Edmar Bacha e Pedro Malan, que fizeram semana passada uma reunião de trabalho de quatro horas com Aécio Neves, vão formar o núcleo duro da campanha do tucano à Presidência em 2014. Em fevereiro o grupo vai ganhar a adesão de jovens economistas.

Segue...
O grupo deve preparar uma proposta de crescimento consistente da economia, a partir de 2015, de 5% ao ano. O tucano vai concentrar ataque na imagem de Dilma como boa administradora.

Pernas para o sucesso
Resultados parciais indicam que o filme “De pernas pro ar 2”, de Roberto Santucci, estrelado por Ingrid Guimarães, vendeu entre 570 e 580 mil ingressos no fim de semana de estreia. É a segunda maior abertura da retomada do cinema brasileiro. Só fica atrás de “Tropa de elite 2”.

ALÉM DA PRAIA
No verão são tantos os caminhos que levam a Armação de Búzios, o balneário do Rio, que muita gente nem tem tempo para admirar um dos seus tesouros escondidos: a bela coleção de flamboyants que ornamenta o lugar nesta época do ano, notadamente em Geribá. Aliás, esta árvore de origem africana e flores coloridas também é conhecida pelo nome flor-do-paraíso, que, no caso de Búzios, faz todo o sentido. Búzios, gente, reúne, como poucos, a possibilidade de uma pessoa se isolar do mundo em estado nirvana e, no minuto seguinte, cair na gandaia, num roteiro que pode incluir restaurantes, boates, comércio, bom papo etc. Que Deus abençoe o lugar, e a nós não desampare .

Vassoura da História
A vassoura verde e amarela, que foi lançada pelo Rio de Paz e virou símbolo da luta contra a corrupção em 2011, agora faz parte do acervo do Museu Histórico Nacional, do Rio. É uma política de aquisição de itens cotidianos ligados à História contemporânea brasileira.

Redentora, mas nem tanto
Em abril, chega às livrarias “Castelo de papel”, da historiadora Mary Del Priore, da Rocco. É sobre a vida íntima da princesa Isabel (1846-1921). Apesar de ter assinado a Lei Áurea em 1888, a princesa não era politizada e nem fazia qualquer reflexão sobre a escravidão. “A coisa foi apertando e ela assinou a lei”, conta Del Priore.

Lágrimas...
“Castelo de papel” revela uma Isabel apaixonada pelo marido, o conde d’Eu. Na época em que ele esteve na Guerra do Paraguai, a princesa mandou cartas borradas de lágrimas. Uma dizia: “Sinto falta dos abraços e do calor do seu corpo na nossa cama de amor.”
Não era fofa?

Feliz ano velho
Veja como, para a Infraero, vale o ditado: ano novo, vida... velha.
Em plena virada do ano, as esteiras de bagagem do Terminal 1 do Galeão-Tom Jobim pifaram. A turma teve de carregar as malas no muque.

Segue...
A informação que chegou ao Sindicato Nacional dos Aeroviários foi que a terceirizada MPE, que cuida das esteiras, não recebeu da dona Infraero.

No mais
Deixa a turma da coluna, após mais de dez anos, o coleguinha e compositor Marceu Vieira, que alça novos voos. Filho de Morro Agudo, na Baixada Fluminense, além de amigo muito querido, é dono de uma capacidade ímpar de fazer uma nota miúda virar uma crônica saborosa. Que seja feliz!

Chávez e as Farc
O governo colombiano tem uma razão a mais para se preocupar com o agravamento da saúde de Hugo Chávez. O presidente venezuelano tem ajudado a Colômbia a conseguir um acordo com o grupo guerrilheiro Farc.

O canto de Zezé
Zezé Motta, a querida atriz, vai festejar seus 40 anos de carreira dia 5 agora, no Cariocando. Ela, que entra no ar dia 8 com a minissérie “O canto da sereia”, da TV Globo, vai subir ao palco para cantar umas músicas de Paulo César Pinheiro, Vinicius de Moraes e Carlos Lyra.


Nenhum comentário: