quarta-feira, janeiro 23, 2013

O problema é outro - TOSTÃO

FOLHA DE SP - 23/01


A principal razão da não classificação da seleção brasileira sub-20 foi o péssimo futebol coletivo


Aprendi com alguns mestres na medicina que, se um exame, para definir um diagnóstico, tem 50% de falso positivo (50% das pessoas com exame positivo não terão a doença) ou 50% de falso negativo (50% com exame negativo terão a doença), esse exame não serve para nada.

Lembrei disso porque Arnaldo Tirone, então presidente do Palmeiras, declarou, na semana passada, que Riquelme tinha 50% de chance de jogar no clube. É o mesmo que dizer que há 50% de chance de chover.

Seedorf, acostumado a jogar para grandes plateias, não consegue entender, mesmo muito bem informado sobre o futebol brasileiro, o número tão pequeno de pessoas no estádio. Ele também não compreende por que o mesmo clássico tem mais rivalidade no Estadual que no Brasileirão, se esta competição é mais importante.

Houve novidades, mas nenhuma grande surpresa na convocação de Felipão. Com exceção de Neymar e Thiago Silva (contundido), há vários bons jogadores, no mesmo nível, em todas as outras posições. Cada técnico tem sua preferência. Entre Kaká e Ronaldinho, Felipão escolheu Ronaldinho.

A seleção tem agora um típico centroavante (Fred ou Luis Fabiano). Felipão vai escalar apenas Paulinho e Ramires no meio-campo ou vai colocar mais um na marcação (Hernanes ou Arouca)? Neste caso, não haveria lugar para Oscar,

Lucas e Hulk. O ataque teria Ronaldinho, na ligação, mais Neymar e um centroavante. Felipão admitiu ainda que poderá usar, como opção, David Luiz de terceiro volante ou de terceiro zagueiro.

São Paulo e Grêmio começam hoje a Libertadores. Ney Franco barrou Ganso, com razão. Jadson é hoje melhor e não tem estilo para atuar pela direita, no lugar de Lucas. Entra Aloísio. Nenhum grande time do mundo joga com dois meias, como Ganso e Jadson.

Ao contrário do que diz a maioria, os grandes armadores, do passado e do presente, atuavam em uma posição distinta da de Ganso, como Didi, Gerson, Xavi, Iniesta e outros.

A não classificação da seleção brasileira sub-20 para o Mundial fará bem a esses jogadores, para aprenderem a ter autocrítica. Entre dez participantes sul-americanos, o Brasil ficou em nono lugar, apenas à frente da Bolívia. Pior, esta é a base da seleção olímpica sub-23 para os Jogos do Rio, em 2016.

Emerson Ávila disse que faltou comprometimento aos jogadores. Essa é uma antiga desculpa, que serve para diminuir a responsabilidade do técnico e encobrir outros problemas, como o péssimo futebol coletivo mostrado pela seleção. A deficiência não é apenas de Emerson. É dos técnicos brasileiros. O time não trocava três passes.

O Brasil muitas vezes ganha, em todas as categorias -tem sido menos frequente-, porque possui alguns jogadores especiais e porque se ganha e se perde de várias maneiras, até com chutões e correria desorganizada.

Nenhum comentário: