quinta-feira, janeiro 03, 2013

Mapa da guerra - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 03/01


Encerrado o protocolo festivo da posse, Fernando Haddad se prepara para o primeiro embate com sua ampla base de sustentação na Câmara paulistana: o petista começará a publicar nos próximos dias a lista de exonerações de comissionados nas 31 subprefeituras. Levantamento preliminar da transição mostra vereadores com cotas de até 40 funcionários lotados em administrações regionais. A tendência é que eles sejam reavaliados e destacados para funções subalternas.

Linha direta Ausente na cerimônia de transmissão de cargo, Dilma Rousseff telefonou na noite de anteontem para cumprimentar Haddad.

Ponte aérea Paulo Maluf (PP-SP), outro aliado que faltou à posse, explicou a assessores de Haddad que estava viajando com a família, no Rio. Enviou o presidente estadual pepista, Jesse Ribeiro, como representante oficial.

Oremos 1 Vereadores da bancada evangélica deram demonstração de unidade na abertura da nova legislatura em São Paulo. Romperam, em conjunto, acordo de lideranças para tentar instalar Souza Santos (PSD) na vice-presidência da Câmara.

Oremos 2 Como não obtiveram sucesso na primeira empreitada, anunciaram o próximo pleito do grupo, que abrange as igrejas Universal, Assembleia de Deus e Internacional da Graça: a flexibilização das regras para licenciamento de templos.

Fechando... A defesa de Paulo Rodrigues Vieira, pivô da Operação Porto Seguro, encaminhará petição hoje à Justiça Federal solicitando que o Banco Central libere as contas da faculdade mantida por familiares do ex-diretor da ANA em Cruzeiro (SP).

... no vermelho Apesar de expedido em 19 de dezembro, o desbloqueio parcial da movimentação bancária da entidade não havia sido efetivado até ontem. Com isso, funcionários estão com os salários atrasados e o início do ano letivo é incerto. O vestibular ocorre no dia 27.

A luta continua Centrais sindicais, entre elas CUT e Força Sindical, discutem no dia 23 a pauta da marcha que farão a Brasília para cobrar de Dilma promessas da campanha eleitoral de 2010.

Descolado 1 Em sua primeira reunião de planejamento para 2014, o PPS colocará em pauta proposta de fusão com partidos que construam, segundo o presidente Roberto Freire, "alternativa à polarização PT-PSDB".

Descolado 2 Previsto para os dias 9, 10 e 11, em São Paulo, o encontro também deve reafirmar o convite para filiação de Marina Silva (sem partido). Embora estude fundação de nova sigla, a ex-ministra tem relatado a interlocutores entraves para viabilizá-la até o ano que vem.

Surfando Virou hit em Pernambuco filme publicitário do governo de Eduardo Campos (PSB) em que Lenine canta "Como uma Onda".

Cada um... O entusiasmo de João Paulo Cunha ao saudar o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, na posse foi visto por petistas como resposta ao isolamento a que o deputado havia sido submetido na transição em seu reduto.

... na sua Condenado no mensalão e afastado da briga pela prefeitura na undécima hora, Cunha não foi consultado para a montagem do primeiro escalão e teve espaço reduzido na nova gestão.

Detetives Recém-empossado em Campinas, que teve dois prefeitos afastados recentemente em escândalos, Jonas Donizette (PSB) lançará hoje plano anticorrupção. Criará equipe de seis auditores especiais, que atuarão como "fiscais ocultos" de ilícitos nos serviços públicos.

Tiroteio
Falcão é modesto quando diz que o PT imitou outros partidos. O mensalão foi caso legítimo de 'pela primeira vez na história deste país'.

DE EDUARDO GRAEFF, ex-secretário-geral da Presidência, sobre o presidente nacional petista associar o mensalão a "práticas comuns a outros partidos".

Contraponto


Oposição mirim


Na cerimônia de diplomação dos eleitos em Fortaleza (CE), no final do ano passado, o vereador petista Deodato Ramalho, aliado da ex-prefeita Luizianne Lins (PT), estava acompanhado do filho de cinco anos. Estavam sentados ao lado do novo prefeito Roberto Claudio (PSB).

Ao ser chamado, Ramalho deixou o filho. Ao retornar, com o diploma, o menino olhou para o socialista, que foi crítico contumaz dos petistas na campanha, e disse:

-Seu malvado!

Ontem, Ramalho perdeu a presidência da Câmara para Walter Cavalcante (PMDB), que apoia o prefeito.


Nenhum comentário: