terça-feira, janeiro 08, 2013

Grande elenco - FÁBIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 08/01


Atento à inquietação de peemedebistas que enxergam sinais de reaproximação de Dilma Rousseff com o PSB de Eduardo Campos, Michel Temer entrou em campo ontem para rebater o que chama de "intriga". "Aplaudo qualquer contato com o Eduardo. Nosso interesse, meu e da presidente, é uma nuvem de aliados para 2014 e o PSB é importantíssimo", disse o vice-presidente à coluna, negando que os socialistas representem ameaça ao papel do PMDB no projeto de reeleição.

Senha A apreensão entre dirigentes do PMDB aumentou com o encontro de Dilma e Campos, sábado. "Vão dizer que já temos a presidência das duas Casas no Congresso", diz um peemedebista que teme o PSB vice na chapa presidencial em 2014.

Onipresente O governador pernambucano usará o horário de TV de seu partido em todos os Estados no transcorrer do ano, além dos 40 minutos reservados à direção nacional. Campos quer vitaminar palanques regionais.

Sonho meu Azarão na disputa pela presidência da Câmara, Júlio Delgado (PSB-MG) redigiu documento que detalha uma das bandeiras de sua campanha: rever o pacto federativo para evitar submissão do Legislativo ao Executivo e ao Judiciário.

Vácuo Para o deputado, o STF só deliberou sobre temas que seriam prerrogativa do Congresso, como a Ficha Limpa, por omissão da Casa.

Photoshop O favorito Henrique Alves (PMDB-RN) fala em valorizar a atividade parlamentar. Se eleito, promete campanha para melhorar a imagem da Câmara.

Axé Após dois encontros com Jaques Wagner (PT-BA) durante suas férias na base naval de Aratu, Dilma disse ao governador que pretende retornar a Salvador para o Carnaval. A presidente aprovou a estrutura do local, preparada com ajuda da primeira-dama Fátima Mendonça.

Guilhotina Além de garantir que "vai sobrar energia'' em 2013, Edison Lobão (Minas e Energia) afirma que, apesar do acompanhamento diário do sistema elétrico, não há situação emergencial. "Se houvesse, cabeças teriam rolado. Inclusive a minha".

Sonho de verão Questionado sobre o nível dos reservatórios, o ministro lembra que quando assumiu a pasta, em 21 de janeiro de 2008, não havia uma "gota de chuva'' na maioria das regiões do país. Neste ano, compara, "já choveu em Estados importantes".

Upgrade Sai no final do mês relatório de comissão das Minas e Energia sobre 42 subestações estratégicas. Iniciada após série de apagões em oito Estados, a varredura deve sugerir troca e modernização de equipamentos.

Presente Em meio à temporada de enchentes, Fernando Haddad corre para fechar o calendário de festividades dos 459 anos de São Paulo, celebrados no dia 25, seu aniversário. Gilberto Kassab deixou as providências finais para o sucessor. A prefeitura estuda promover show no Anhangabaú.

Boa... Haddad telefonou ontem a Luiz Marinho. Quer visitar o campus de universidade federal em São Bernardo do Campo, aprovado em sua passagem pelo MEC.

... vizinhança Marinho não resistiu: pediu ao correligionário que doe área para o piscinão do Jaboticabal, na divisa dos dois municípios.

Romaria Além do PR, o PRB abrirá esta semana tratativas com Geraldo Alckmin para 2014. A sigla de Celso Russsomanno se diz desprezada pelo PT, aliado nacional, na montagem do primeiro escalão paulistano.

com ANDRÉIA SADI e DANIELA LIMA

tiroteio
"Ao escolher FHC como guru eleitoral, o que Aécio fará se Dilma evitar o racionamento de energia elétrica? Oposição no escuro?"
DO DEPUTADO FEDERAL VICENTE CÂNDIDO (PT-SP), sobre o tucano ter optado pelo ex-presidente como precursor de sua candidatura ao Planalto em 2014.

contraponto


Existe amor no Senado


Eduardo Suplicy (PT-SP) ocupava a tribuna do Senado, em dezembro, para defender a inclusão da palavra "amor" antes do lema "Ordem e Progresso" na bandeira brasileira. Cristovam Buarque (PDT-DF) interveio:

-Se fôssemos fazer uma bandeira para o povo brasileiro, seria preciso tirar tudo o que está escrito, porque dez milhões não sabem ler. O que temos é um problema geométrico: não cabe mais uma palavra naquele espaço!

Suplicy defendeu, encerrando sua fala:

-Quando houver amor de todos nós ao povo brasileiro certamente não haverá mais analfabetos no Brasil...


Nenhum comentário: