quinta-feira, janeiro 03, 2013

Freud no MASP - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 03/01


A primeira exposição dedicada a Lucian Freud no Brasil será inaugurada em junho, no Masp. A mostra, realizada em parceria com o British Council, contará com 40 gravuras do artista emprestadas do museu de arte contemporânea de Caracas.

FREUD 2
Sessenta fotografias de Freud e de sua obra feitas por David Dawson, que foi seu assistente, também farão parte da exibição. Alemão naturalizado inglês, Freud é considerado um dos maiores retratistas dos últimos tempos. Era neto do psicanalista Sigmund Freud e morreu em 2011, aos 88 anos.

VOCÊ VAI PRECISAR
Lula, que era esperado na posse de Fernando Haddad (PT), anteontem, e faltou, ligou para o novo prefeito de São Paulo. "Ele me disse: 'Que Deus ilumine suas decisões. Você vai precisar'."

DESENCARNA
Gilberto Kassab tentou descontrair o momento em que transmitia seu cargo. "Ele brincou falando algo como 'não sei se vou assinar'", contou Haddad.

SEM DESCULPA
E o novo prefeito diz que pretende despachar semanalmente com grupos de secretários, em vez de fazer reuniões individuais, para promover uma "gestão integrada" e incentivar o pensamento "matricial" entre as pastas. Assim, cada titular "vai se reunir comigo umas 40 vezes por ano, não vai ter desculpa nenhuma", afirma.

CANTA, CANTA
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) se juntou à juventude do partido para recepcionar Haddad na comemoração do Bar Brahma, no centro. Cantou: "São Paulo tem jeito, Haddad é prefeito".

Tossindo muito, Suplicy pediu que o garçom retirasse o gelo de seu suco de laranja. Ele tinha saído do hospital na véspera, dia 31, após um princípio de pneumonia.

DEIXA PRA DEPOIS
Frederico Haddad, 20, primogênito do prefeito, passou um bom tempo na mesa de parlamentares petistas durante a comemoração da posse no Bar Brahma. Aluno do quarto ano de direito na USP, Fred, como ele é chamado, afirma que não pretende trabalhar com o pai na política por ora.

MEU NOME É
E durante a posse na Câmara Municipal, o vereador Andrea Matarazzo (PSDB-SP) ficou injuriado com o cartão que o identificava: "Angelo Andrea Matarazzo". Cobriu, com um pedaço de papel branco, o primeiro e desconhecido nome.

BOSSA 'N' ROLL
O cantor Supla assinou um artigo para a "Modern Drummer", a principal publicação mundial para bateristas. Pediu que seja imaginado como "Sid Vicious [músico do Sex Pistols] com Tom Jobim cantando 'Garota de Ipanema'".

Norma Haddad

'Adotamos o Chalita'


O prefeito Fernando Haddad ganhou festa em comemoração à sua posse, anteontem, no Bar Brahma, na avenida São João. Sua mãe, Norma, as irmãs Lúcia e Priscila, os filhos, Frederico e Ana Carolina, e a mulher, Ana Estela, estavam com ele. A coluna conversou com Norma Haddad. "Não revelo minha idade! [risos]", diz.

Folha - Como a família comemorou a virada do ano?

Norma Haddad - Fomos jantar na casa do Chalita [Gabriel, deputado do PMDB que disputou o primeiro turno com Haddad e depois o apoiou no segundo turno]. Ele nos convidou, foi uma coisa bem pequena, tinha umas 20 pessoas. O Chalita é uma graça, uma pessoa íntegra, educada. Nos conhecemos há pouco tempo, mas a gente já adotou ele. O Fernando é muito correto. Ele escolhe as pessoas com quem trabalha por suas qualidades, pela integridade, independentemente de partidos.

A senhora imaginava que um dia seu filho seria prefeito da maior cidade do país?

Não. O Fernando sempre foi um aluno brilhante no [colégio] Bandeirantes, na USP. E é um ótimo professor. Mas nunca imaginei ele prefeito.

Algumas pessoas gritavam "lindo!" na cerimônia de posse. O prefeito sempre fez sucesso com as mulheres?

Mãe é suspeita, né? Ele sempre fez sucesso, mas nunca foi paquerador. Mas, posso te falar? Acho que o Fernando tá muito mais bonito agora. E sabe o que é? O Fernando é muito gente. Isso transparece e deixa as pessoas mais bonitas. Ele tem um coração grande, fala com todo mundo.

E a minha nora, Ana Estela, é linda também. Viu como ela está chique?

IH, É CARNAVAL?
As atrizes Flávia Alessandra e Nívea Stelmann levaram os filhos, Olívia e Miguel, para a virada de Ano-Novo do hotel Copacabana Palace, no Rio. O ator Marcos Caruso posou abraçado com passistas de samba na festa.

CURTO-CIRCUITO
As lojas da grife Maria Garcia nas ruas Oscar Freire e Mario Ferraz começam liquidação hoje, com descontos de até 70%.

Zeca Baleiro inicia amanhã temporada de shows no Sesc Belenzinho. 18.

A Funhouse, na Bela Vista, faz amanhã a festa "Indioteque". 18 anos.

A loja Oren, nos Jardins, promove seu saldo até o dia 31 de janeiro.

A Mostra Internacional de Cinema na Cultura exibe amanhã o longa-metragem "Dorfpunks", de Lars Jessen. 16 anos.

Sai de cartaz no domingo a mostra "Planos de Fuga - Uma Exposição em Obras", no CCBB-SP.

Nenhum comentário: