sexta-feira, janeiro 18, 2013

Estaca zero - FÁBIO ZAMBELI - PAINEL


FOLHA DE SP - 18/01


Fernando Haddad adiou em pelo menos um ano a desapropriação da área para construção do Piritubão, centro de convenções planejado por Gilberto Kassab para a Expo 2020. O decreto que declarava de utilidade pública o terreno venceu no dia 10 sem que se concretizasse a operação, estimada em R$ 680 milhões. Estudos do governo petista concluíram que o texto, de 2008, traria "insegurança técnica". Optou-se pela edição de novo decreto, o que só poderá ser feito em 2014.

Ampulheta Aliados de Kassab temem que eventual atraso nas obras prejudique a candidatura paulistana à feira mundial, que teria potencial para atrair até 30 milhões de turistas. São Paulo disputa a sede com Esmira (Turquia), Iekaterinburgo (Rússia), Dubai (Emirados Árabes) e Ayutthaya (Tailândia).

Calendário Integrantes do QG de Haddad dizem que o cronograma do centro de convenções não será comprometido e que o Piritubão está "no horizonte de projetos contemplados pelo prefeito".

Inimigo... Petistas e peemedebistas enxergam digitais do líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), em manobras de apoio a Júlio Delgado (PSB-MG). O socialista é rival de Henrique Alves (PMDB-RN), que tem acordo com o PT, na disputa pela presidência da Câmara.

... íntimo Para membros do governo, Chinaglia desejaria fortalecer outro candidato para aumentar as chances de "terceira via", que uniria os dois partidos mais robustos da base governista. "Ele é líder, mas sempre quis voltar à presidência", diz um petista.

Troco Além de Chinaglia, partidários de Delgado afirmam que Odair Cunha (PT-MG) deu garantia de voto ao colega mineiro. O PMDB foi determinante para derrubar seu relatório na CPI do Cachoeira, que terminou esvaziada no ano passado.

Viva-voz Em encontro com Antonio Anastasia, Henrique Alves e outros deputados, anteontem, Humberto Souto (PPS-MG) afirmou que só a reforma política estancaria a "roubalheira generalizada" que começa com o financiamento de campanhas. Constrangido, o peemedebista disse discordar do termo usado pelo ex-ministro.

Tapetão O PSDB protocolará terça-feira no STF ação direta de inconstitucionalidade contra a medida provisória do Orçamento, editada em dezembro. O procedimento, considerado ilegal pela oposição, liberou R$ 42,5 bilhões em créditos extraordinários. A peça orçamentária não passou pelo Congresso.

Veja bem Michel Temer, que se reunirá em fevereiro com o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, afirma que caberá a Dilma Rousseff a palavra final sobre a reabertura das negociações para interromper o embargo à carne brasileira no país europeu.

Brinde Cassado pelo Senado após o escândalo Cachoeira, Demóstenes Torres passa seu tempo livre em restaurantes de luxo de Brasília. Anteontem, o ex-senador do DEM foi visto exibindo estojos com dois espumantes franceses e duas taças.

Sincretismo... Sem Jacques Wagner, o ritual da lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, em Salvador, atraiu ontem quatro pré-candidatos ao governo. Todos queriam aparecer na foto ao lado da primeira-dama Fátima Mendonça e do novo prefeito ACM Neto (DEM).

... do voto Os postulantes à sucessão baiana que aderiram à caminhada religiosa foram Otto Alencar (PSD), vice-governador, Rui Costa (PT), chefe da Casa Civil, Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia, e Lídice da Mata (PSB), senadora.

com ANDRÉIA SADI e DANIELA LIMA

tiroteio
É sempre recomendável ouvir quem tem 80% de aprovação popular e foi responsável direto pelo maior salto sócio-econômico do país.

DE JOÃO ANTONIO, secretário paulistano de Relações Governamentais, sobre a reunião de Lula com dez membros da equipe de Fernando Haddad anteontem.

Contraponto

Direito de imagem


Em seminário do MEC anteontem, o norte-americano Salman Khan destacou o uso de esportistas famosos, como LeBron James, astro do Miami Heat, da liga de basquete NBA, como atrativo para seus vídeos didáticos, campeões de acesso na internet em todo o mundo.

-Sempre que você for escolher um esporte para falar com estudante brasileiro, escolha o futebol - sugeriu o ministro Aloizio Mercadante (Educação) ao convidado.

Khan acolheu a ideia e o petista, que torce pelo Santos, logo emendou:

-Use o Neymar então, que é do meu time!

Nenhum comentário: