domingo, janeiro 27, 2013

Em cima do muro - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 27/01

O governo está dividido quanto à internação compulsória de viciados em crack. Os ministros foram orientados pelo Planalto a não opinarem sobre o tema. Ocorre que uma ala defende a medida, por razões de Saúde Pública. Mas outra entende que o poder público não pode interferir no direito de livre escolha das pessoas. Os ministros só devem falar dos programas do governo para a área.

Marina engole o PV
O PV encomendou uma pesquisa do Instituto Ipesp sobre a sucessão presidencial. O primeiro cenário: Dilma (PT), 57%; Aécio Neves (PSDB) 18%; e, Fernando Gabeira (PV), 10%. O segundo cenário: Dilma, 42%; Marina Silva (sem partido), 32%; Aécio, 12%; e, Gabeira, 4%. O terceiro cenário: Dilma, 39%; Marina, 35%; Aécio, 12%; e, Eduardo Campos (PSB), 4%. Além de mostrar que Marina tira votos dos Verdes, ela revelou que a sigla está dissociada de seu número. Apesar de 60% conhecerem o PV, só 7% sabem que seu número é 43. A pesquisa ouviu mil pessoas, dias 14 e 15 de dezembro, por telefone (o que dá peso maior às de renda mais alta e escolarizadas).

Imagem e confiança dos partidos
A pesquisa também pediu que fosse atribuída uma nota (de 0 a 10) aos partidos: PT, 5.8; PMDB, 5.7; PV, 5.4; PSDB, 5.2; e, PSB, 4.8. E quis saber sobre a confiabilidade das legendas: PT, 37%; PV, 36%; PSB, 36%; PMDB, 31%; e, PSDB, 27%.

“O foco da candidatura Gabeira é fortalecer o PV para ampliar a bancada na Câmara. A candidatura Marina Silva é um efeito colateral”
Sarney Filho
Líder do PV na Câmara dos Deputados (MA)

Fechar os ralos
O Ministério da Saúde vai bancar um sistema de banda larga para controle de gestão da Saúde nos municípios, inclusive estoque de remédios e frequência no trabalho. O programa custará R$ 45 milhões ao ano nos próximos três anos. O anúncio será feito pelo ministro Alexandre Padilha no Encontro Nacional de Prefeitos.

A bola da vez
O Brasil tem interesse cada vez maior na Colômbia. O vizinho, segunda maior população da América do Sul, tem economia diversificada e potencial energético. A expectativa é que o país deslanche e se torne a segunda economia com o acordo de paz. As negociações conduzidas pelo presidente Juan Manuel Santos têm o aval da Venezuela e de Cuba. As Farc estão isoladas.

Aliado de peso
Os aliados de Eduardo Cunha (RJ) na disputa pela liderança do PMDB, na Câmara, estão preocupados. Receberam informações que o ex-ministro José Dirceu está atuando a favor de um de seus adversários, Sandro Mabel (GO).

A todo vapor
O ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil), segundo integrantes do governo, está atuando com grande desenvoltura na Esplanada dos Ministérios e nos bancos oficiais como lobista e consultor de interesses difusos.

De olho em Portugal
Os Correios estão aguardando para o fim do mês a divulgação do preço da privatização dos Correios de Portugal (CTT). Estima que será em torno de R$ 1,5 bilhão. A estatal brasileira está se preparando para entrar na concorrência.

O ministro Aldo Rebelo (Esporte) está empolgado com sua primeira "hangout", quinta-feira, ao lado de Felipão. 15 milhões de pessoas interagiram.

Nenhum comentário: