quinta-feira, janeiro 03, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“É um dever assumir, teve mais de 90 mil votos”
Luiz Pacheco, advogado de José Genoino, defende que ele assuma vaga de deputado


COM A SAÚDE EM ALTA, DILMA FAZ PLANOS PARA 2014

Após refazer exames médicos de rotina, todos com resultado “dentro da normalidade”, segundo o médico Roberto Kalil, a presidente Dilma Rousseff afirmou ao governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), que está “pronta para a batalha” em 2014. Em encontro na base naval de Aratu (BA), onde passa o feriadão, Dilma disse a Wagner que está confiante sobre manter espaço político no Nordeste e avançar em SP.

PORTAS ABERTAS

A aposta da presidente é que a eleição do petista Fernando Haddad em São Paulo abra as portas para seu crescimento no Estado em 2014.

BOA ACEITAÇÃO

Além das camadas mais pobres, onde o ex-presidente Lula é popular, Dilma acredita ter ganhado espaço entre as classes média e alta.

RETROSPECTIVA

A presidente avalia que o saldo do governo em 2012 “foi positivo” e vislumbra colher fruto de novos programas ainda este ano.

COORDENADOR OFICIAL

Segundo lideranças partidárias, Dilma teria convidado o governador Jaques Wagner para coordenar sua campanha no Nordeste em 2014.

FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA TEMEM VOLTA DE CORONÉIS

Os servidores estão em pânico com notícia que circula nos bastidores de possível retorno de Adelmar Sabino à Diretoria-Geral da Câmara, cargo no qual permaneceu durante dezoito anos, até 2001. No fim de 2012, a Câmara aprovou emenda, com apoio do PMDB – que deverá comandar a Casa nos próximos dois anos –, admitindo a contratação de funcionários aposentados para cargos de alta patente.

DONO DO PEDAÇO

Adelmar Sabino é conhecido no Congresso pelo perfil ‘coronelzão’: emprestava dinheiro a parlamentares e tinha com sua própria bancada.

RETORNO DOS ‘JEDIS’

Nos corredores, funcionários falam de ‘retorno dos jedis’. Se eleito, o líder Henrique Alves (PMDB) diz que há “zero de chance” de ele voltar.

ELE OU EU

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) é taxativo sobre porque demitiu Sabino ao assumir o comando da Câmara: “Eu queria ser presidente”.

RASPA DO TACHO

Às vésperas da condenação do mensalão, os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) gastaram R$ 50,5 mil com as cotas de atividade parlamentar na Câmara, diz a ONG Contas Abertas. O maior “gastão” foi Pedro Henry.

AVANÇO

O deputado Lúcio Vieira Lima (BA) comemora o recorde do Brasil no turismo doméstico em 2012: “O ministro Gastão Vieira tirou o PMDB e o Ministério do Turismo das páginas policiais para as do sucesso”.

CASOS DE FAMÍLIA

Líder do PT, o deputado José Guimarães (CE) é presença certa hoje na posse na Câmara de seu irmão, o suplente José Genoino, réu condenado pela Suprema Corte no processo do mensalão.

SP E A DÍVIDA

Após deixar a prefeitura paulistana, Gilberto Kassab (PSD) parabenizou o sucessor, Fernando Haddad, pela conquista, mas jogou um balde de água fria no petista: “A dívida com a União é impagável”.

NORMAL

O réveillon do ministro Joaquim Barbosa foi no restaurante Soho, em Brasília, junto a mais um casal, à beira do Lago Paranoá. Não foram percebidas cenas explícitas de deslumbramento ou efusividade.

COMPAÑERO

Dilma, Lula e a cúpula petista estão em stand-by para eventual ida a Cuba se despedir do porra-louca Hugo Chávez. Maluquete da Bolívia, Evo Morales se queixou de “pouco acesso” a informações confiáveis.

Questão de classe

Um dos últimos despachos de Dilma, no ano passado, foi com a ministra Marta Suplicy (Cultura) que chegou para tratar de “Bolsa Cultura” carregando uma bela bolsa Louis Vuitton. Questão de classe.

ADVOGADO MILITANTE

Com o apoio de 22 dos 27 presidentes de seccionais para presidir a OAB nacional, Marcus Vinicius Coelho acha que a entidade precisa de um advogado militante como ele na presidência. “Qualquer advogado possui clientes e com eles não se confunde”, afirma Marcus Vinícius.

PENSANDO BEM...

...a Venezuela, como Cuba, também já tem seu “Comaandante”.


PODER SEM PUDOR

EMBAIXADOR TAMBÉM NIVELA POR BAIXO

O jornalista Oliveira Bastos visitava no Rio o então presidente do BNDES na primeira fase do governo JK, embaixador Roberto Campos. No lado de fora do prédio, manifestantes exigiam sua cabeça, acusado de "tramar contra os interesses nacionais". Naquele dia, o ex-embaixador Roberto Campos mostrou que tinha momentos de senso de humor rastaquera:

- O que mais me irrita é a falta de precisão da linguagem deles. Está bem, dá para entender que eles querem a minha cabeça, mas qual delas? Se for esta aqui - disse, apontando o próprio órgão genital -, não tem acordo!

Nenhum comentário: