domingo, janeiro 20, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Um ano em que vamos plantar mais do que colher”
Presidente Dilma Rousseff revelando seu limitado otimismo para 2013


MINISTRO CELEBRA FIM DE TRATAMENTO CONTRA TUMOR

O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura), que é do PMDB, comemora o fim de tratamento contra câncer no cérebro, que será concluído com a última sessão de quimioterapia nesta segunda (17). O término do tratamento coincide com o início da Regionalização, que é a política agrícola já lançada em Santa Catarina para aproximar o produtor rural do governo: “Queremos construir soluções juntos para o setor”.

SOLUÇÕES LOCAIS

O programa do Ministério da Agricultura estimula consórcios municipais de produtores rurais, sob acompanhamento de técnicos do governo.

AÇÃO CONJUNTA

Mendes Ribeiro propôs esta semana parceria com os colegas Marcelo Crivella (Pesca) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).

ESTRUTURA

O ministério é responsável pela armazenagem, passando por irrigação, recuperação de solos, instalação de estações meteorológicas...

OREMOS

Hoje, no Rio, é dia do padroeiro São Sebastião, um soldado que morreu flechado antes de Sérgio Cabral copiar da Colômbia as UPPs.

PR JÁ LEVANTA NOMES PARA INDICAR A MINISTÉRIO

Na expectativa de voltar a integrar a base aliada do governo, o PR já começou a levantar nomes para assumir cadeira na Esplanada. A cúpula acredita que, em busca apoio para 2014, Dilma deverá oferecer ao partido o comando de algum ministério e cogita indicar o suplente Antonio Carlos Rodrigues (SP), que assumiu vaga no Senado após a petista Marta Suplicy se licenciar para virar ministra da Cultura.

INTERESSE PETISTA

A indicação de Antonio Rodrigues agrada o governo: o segundo suplente, Paulo Frateshci, é secretário nacional de Organização do PT.

DESCARTADO

Republicanos acreditam ser “quase impossível” Dilma oferecer novo ministério ao senador Blairo Maggi (MT). Ele já refutou dois convites.

LIMPA

Os novos inquilinos da Prefeitura de Maceió nem sequer encontraram os computadores em várias secretarias. Até as tomadas sumiram.

FORÇA-TAREFA

Os deputados do PMDB e PT estão organizando a visita do líder Henrique Alves (PMDB-RN) ao Pará nesta segunda (17). Ele é o favorito na disputa pela presidência da Câmara.

DISSIDÊNCIA

Os quatro deputados federais do PSB do Ceará não votarão no correligionário Julio Delgado (MG) para a presidência da Câmara. Apoiarão Henrique Alves por orientação do governador Cid Gomes.

LÍDER DO DEM

O DEM articula a escolha do novo líder na Câmara. Concorrem os deputados Mendonça Filho (PE), o favorito, e Ronaldo Caiado (GO). Onyx Lorenzoni (RS), dirigente do partido (é secretário), foi descartado.

NO VERMELHO

Exatos 387 municípios de 24 Estados nada receberam do Fundo de Participação (FPM) em janeiro, em razão de dívidas junto ao INSS e à Receita Federal. Só em São Paulo 74 municípios ficaram sem o FPM.

NO SEGUNDO TEMPO

Diferentemente dos deputados, que já fecharam com Henrique Alves (PMDB-RN) para presidir a Câmara, a bancada do DEM no Senado só definirá apoio a Renan Calheiros (PMDB-AL) a cinco dias das eleições.

CADÊ O CARGO?

A bancada do PMDB de Minas vai procurar o vice-presidente Michel Temer esta semana para pressionar, mais uma vez, por cargo na Esplanada, sob ameaça de apoiar Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014.

RINDO À TOA

O deputado Esperidião Amin (PP-SC) recorre à expressão alemã “shadenfreude” (alegria com a desgraça alheia) para explicar o clima dentro do PT e do PMDB diante dos ataques ao líder Henrique Alves.

PRAGMÁTICO

O ministro Agnaldo Ribeiro (Cidades) decidiu, por ora, adiar reuniões com parlamentares até o Congresso Nacional votar o Orçamento de 2013. Ele não quer ser visto como ministro que só fala de obras do PAC.

VAI QUE É TUA, LULA

Honoris causa hors concours e amigo dos franceses, Lula poderia se oferecer para mediar o confronto terrorista no Mali e na Argélia.


PODER SEM PUDOR

DEVER CUMPRIDO

Em 25 de fevereiro de 1961, o presidente Jânio Quadros visitava Mato Grosso, sua terra. Chamou o chefe local do DNER e mandou construir uma estrada até Guaporé. Anotou a data num papel e ordenou:

- O sr. tem seis meses para construí-la. No dia exato, espero um telegrama comunicando-me o cumprimento do dever.

O dedicado funcionário fez das tripas coração, trabalhando noite e dia, até que, na data aprazada, foi aos Correios e despachou o telegrama:

- Cheguei, hoje, às margens do Rio Guaporé. Eu cumpri o meu dever. a) José Azevedo, chefe do DNER Mato Grosso.

Em casa, ligou o rádio e ouviu a notícia: Jânio acabara de renunciar.

Nenhum comentário: