sábado, janeiro 12, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“A gente precisa convencer a sociedade paulista que ela é racista”
Netinho (PCdoB), Secretário de Igualdade Racial, ao tentar justificar TV para negros


2014: CARAVANAS PREPARAM POSSÍVEL VOLTA DE LULA

Petistas que estiveram com o ex-presidente Lula afirmam que as caravanas previstas para 2013 – além de tentar reparar os danos do julgamento do mensalão – servem para prepará-lo para as eleições à Presidência em 2014, caso o projeto Dilma “não dê certo”. Apesar dos altos índices de aprovação de Dilma, ala do PT insatisfeita com o ‘jeitão centralizador’ da presidente clama e trabalha pelo retorno de Lula.

SÓ PENSA EM SI

Petistas reclamam que a presidente, de origem pedetista, é pouco partidária e nada fez para ajudar os ‘companheiros’ em apuros no STF.

SEM EXPECTATIVAS

O ex-ministro José Dirceu, condenado no mensalão, confidenciou ao amigo Lula que não acredita na reeleição de Dilma em 2014.

DESCONTENTES

No Congresso, o movimento ‘Volta Lula’ já ganhou adesão de partidos aliados, que se dizem desprestigiados no governo Dilma.

FILME VELHO

Lembra um certo país “companhêro” notícia de que o porra-louca Hugo Chávez continuará presidente da Venezuela mesmo sem tomar posse.

SONHO DE BATTISTI É TRABALHAR COM LULA NO ‘SOCIAL’

Fã incondicional do ex-presidente Lula, que lhe deu status de refugiado político e até o visitou na prisão, o ex-terrorista italiano Cesare Battisti quer mesmo é trabalhar em palestras e projetos “sociais” no Instituto Lula nos países pobres da África e da Ásia. Ele sondou a possibilidade com amigos influentes no Brasil, antes de conseguir o emprego de assessor internacional na Central Única dos Trabalhadores.

A LUTA CONTINUA

Ex-militante do partido Proletários Armados pelo Comunismo na Itália, Battisti quer manter no Brasil a luta por uma “sociedade mais justa”.

MÃO AMIGA

Condenado à prisão perpétua por quatro crimes covardes, ele sobrevive com a venda de seus livros e ajuda de amigos no Brasil e no exterior.

LÁ LONGE

O Instituto Lula diz serem “improcedentes” os rumores de que o ex-terrorista poderia ser contratado para assessorar o ex-presidente.

CANDIDATA ‘MUDERNA’

A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) mudou as estratégias de campanha à Presidência da Câmara no recesso parlamentar: está mandando jornal com suas propostas aos deputados pelo Facebook.

BOTA FORA

Sindicatos e associações de procuradores da AGU preparam novos protestos para 2013. Após o “Fora Adams”, a previsão é de greve pela demissão de envolvidos da cúpula da AGU na Operação Porto Seguro.

SAÚDE PRIMEIRO

Ex-marido de Dilma, Carlos Araújo disse ao deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) que, primeiro, pretende cuidar da saúde para, então, voltar ao partido. Em fevereiro, ele foi internado com problemas respiratórios.

SEM PALAVRAS

O deputado Esperidião Amin (PP-SC) pôs Júlio Delgado (PSB-MG), candidato ao comando da Câmara, contra a parede ao questionar se Eduardo Campos ajuda ou atrapalha. Ele respondeu com o silêncio.

RECUPERAÇÃO

Tablets, tevês LCD e smartphones serão carros-chefes da produção do polo industrial de Manaus, em 2013. A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) também acredita na recuperação do polo de motocicletas.

PROMESSA

Substituto de ACM Neto na Câmara, o deputado Luiz de Deus (DEM-BA) promete, logo após o recesso, projeto para estender os efeitos da Ficha Limpa a parentes de primeiro grau de político condenado.

MAIOR QUE PSOL

Segundo o presidente do PEN, Adilson Barroso, a bancada de deputados federais do partido deverá crescer para cinco, com direito a liderança, após suplentes terem assumido em lugar de prefeitos eleitos.

QUE REI SOU EU?

O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) deve se perguntar o que faz no cargo. Terminou o ano sem ter maioria no Conselho da Anatel e exercendo o mando nos Correios em apenas 50%. E quem diz por aí que manda no ministério é o secretário executivo, Cezar Alvarez.

PENSANDO BEM...

...é melhor “apagar” o Brasil e começar tudo de novo.


PODER SEM PUDOR

O DEPUTADO QUE FALAVA JAPONÊS

Deputado estadual do PTB de Minas, Saulo Diniz queria abrir a Usiminas a investidores japoneses. O governador Bias Fortes condicionou seu apoio à ida de uma delegação japonesa a Minas. No dia da audiência, Saulo Diniz traduzia a conversa dos japoneses. Bias ficou admirado:

- Sabia de suas qualidades, mas não imaginava que falasse japonês...

Não falava. Ele juntou três japoneses no cinturão verde de Belo Horizonte, vestiu-os de paletó e gravata e levou-os à audiência. Mas manteve a pose:

- Meu irmão comunista, muito culto, sabe idiomas e me ensinou alguns...

Nenhum comentário: