quarta-feira, janeiro 02, 2013

Candidato tipo exportação - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 02/01


O PSDB tenta desesperadamente montar um palanque forte para o senador Aécio Neves no Rio. Para isso, cogita exportar tucanos de outros estados para concorrer a governador, já que dificilmente conseguirá ampliar a aliança para além do DEM. Sonham com dois nomes: o ex-governador de São Paulo José Serra, algo bem improvável, e o senador paranaense Alvaro Dias.

De Malan a Luciano Huck
Várias hipóteses passam pelas mentes tucanas para consolidar a candidatura de Aécio Neves a presidente no Rio, dominado por partidos aliados ao governo Dilma. Além dos candidatos “estrangeiros”, o PSDB pensa em convencer intelectuais do partido a encararem uma eleição a governador, casos dos ex-ministros Pedro Malan e Armínio Fraga e do economista Edmar Bacha. Outra possibilidade é convencer uma celebridade com atuação social a concorrer. Luciano Huck é o sonho de consumo dos tucanos. O partido teme que se não tiver um candidato competitivo, será difícil enfrentar de igual para igual campanha contra a presidente Dilma.

“O (José) Genoino que admiramos ficaria constrangido nesta nova roupagem de deputado condenado. Assumirá com espada sobre a cabeça”
Chico Alencar
Deputado federal PSOL-RJ
Quero mais
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) deixará o cargo dia 4 de fevereiro com gostinho de quero mais. Tem dito a amigos e colegas de bancada que gostou da experiência e quer voltar o mais breve possível. Ficará este ano na planície, sem brigar por cargos nas comissões da Câmara ou no partido, articulando para ser eleito em 2014.

Da OAB para o Congresso
Wadih Damous, que deixará este ano a presidência da OAB/RJ depois de dois mandatos, tem cogitado concorrer a deputado federal em 2014. Está analisando por qual partido. A tendência é que opte pelo PT.

Um dia depois do outro
Apoiado pelo PT na campanha, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) ignorou o quanto pode o mensalão. Em 2005, ele era do PSDB e foi um dos relatores da CPI. Na posse, ontem, pediu que julgamento do STF seja respeitado pelo PT.

Promessômetro
O DEM turbinou o site da bancada na Câmara com um “promessômetro” da presidente Dilma. São 228 compromissos assumidos em 2010 acompanhados com lupa pelos democratas. As promessas são divididas em 18 pontos, como energia, saúde e tributos. O DEM usou o programa de governo entregue ao TSE, o discurso de posse e a mensagem enviada ao Congresso.

Com a boca na botija
Um secretário de Roberto Góes (PDT), até anteontem prefeito de Macapá, foi à prefeitura durante o feriado, de madrugada, e encheu o carro de documentos. Flagrado pela polícia, voltou ao gabinete e devolveu tudo.

Herança
O último ato de Luizianne Lins (PT) como prefeita de Fortaleza foi decretar reajuste da passagem de ônibus em 10%. A medida foi publicada dia 31 de dezembro, para surpresa do sucessor, Roberto Cláudio (PSB).

Réveillon às escuras. 
Por causa de um apagão, moradores de São Luís, Maranhão, passaram a noite da virada no escuro.

Nenhum comentário: