quinta-feira, janeiro 31, 2013

Café com leite - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 31/01

Após encontros reservados com Geraldo Alckmin e José Serra, ontem, Aécio Neves investirá na aproximação com o PSDB paulista, foco de resistência à consolidação de sua candidatura ao Planalto em 2014. O senador mineiro falará pela primeira vez aos tucanos de São Paulo no dia 25 de fevereiro, durante plenária do congresso do partido. Aécio pretende ainda oferecer a aliados de Alckmin a secretaria-geral, braço operacional da legenda cuja presidência deve assumir em maio.

Fatura 1 Marconi Perillo (PSDB-GO) trabalha pela eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado. No ano passado, o governador foi acusado de ter ligações com Carlinhos Cachoeira, mas acabou poupado no relatório da final da CPI graças à ajuda do PMDB, capitaneado por Renan.

Fatura 2 Como o PSDB deverá se manifestar hoje contra a candidatura do peemedebista, Perillo prometeu assegurar os votos dos tucanos de Goiás, Cyro Miranda e Lucia Vânia. O governador tem conversado com o próprio candidato e seus aliados, como Gim Argello (PTB-DF).

Dominado Com a escolha de Eunício Oliveira (CE) para a liderança do PMDB no Senado, Dilma Rousseff deverá manter o peemedebista Eduardo Braga (AM) na liderança do governo na Casa.

No atacado Na conversa com Luiz Marinho e prefeitos de Santo André e Mauá, Dilma acenou com a liberação de R$ 1 bilhão do PAC para projeto intermunicipal de saneamento. A exigência da presidente é que os três municípios façam o projeto em conjunto, por meio do Consórcio do Grande ABC.

Lobby amigo O ex-deputado Paulo Rocha pediu ajuda de petistas para agilizar no Supremo Tribunal Federal uma certidão de absolvição do julgamento do mensalão, de olho na disputa de 2014 no Pará. Petistas prometeram percorrer gabinetes de ministros para ajudá-lo.

Nem vem Integrantes do STF afirmam, no entanto, que, assim como Duda Mendonça, que tenta desbloquear seus bens após também ser absolvido no julgamento, Rocha terá de esperar a publicação do acórdão para solicitar o documento no tribunal.

Profilaxia 1 Pivô do mensalão mineiro, a ser julgado pelo STF neste ano, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse à revista "Encontro" que a corte teve posição "dura" no julgamento do escândalo congênere do PT.

Profilaxia 2 Evocando o caso de Suzane Richthofen, condenada por matar os pais, o deputado disse ver "discrepância" na punição imposta aos petistas. "Proporcionalmente, [ela] teve pena menor que alguns dos envolvidos no mensalão", comparou.

Indigestão Do secretário paulista da Casa Civil, Edson Aparecido, sobre as críticas de Rui Falcão ao veto a seu projeto que restringia a publicidade infantil de alimentos: "O PT está há dez anos no governo federal, de quem é a atribuição para tal medida. Por que não apresentou? Quer jogar para a plateia".

London calling De Londres, onde comanda um road show para divulgar PPPs do governo tucano, Guilherme Afif telefonou para Alckmin na tentativa de diminuir o mal-estar causado pela entrevista à Folha em que admite a hipótese de ser ministro da Micro Empresa.

Lista O PSDB começou a recolher ontem assinaturas para o lançamento da candidatura de Samuel Moreira à presidência da Assembleia paulista. O tucano, líder do governo Alckmin, é o favorito. Caberá a ele decidir sobre a licitação para a renovação da frota da Casa, congelada por falhas no edital.

Repescagem Exonerado da chefia de gabinete do Ministério das Cidades em 2012 após a revelação de que participara de reuniões privadas com lobista, Cássio Peixoto foi nomeado presidente da BahiaPesca, empresa do governo Jaques Wagner (PT).

tiroteio
A oposição quer proibir até a fala da presidente. Será que, no desespero, vão tentar proibir a candidatura à reeleição também?

DO DEPUTADO VICENTE CÂNDIDO (PT-SP), sobre ação do PSDB questionando o pronunciamento de Dilma Rousseff sobre redução da tarifa de energia na TV.

Contraponto


Música para meus ouvidos


Ao lado de Dilma Rousseff anteontem em Aracaju, numa inauguração, o governador Marcelo Deda (PT) citou Luís de Camões para defender a presidente das críticas de adversários na polêmica sobre a redução da conta de luz.

- Os que reclamaram são descendentes do Velho do Rastelo, representam a voz do atraso.

Logo depois, a petista discursou e retribuiu:

-Vocês têm um governador especial, ele é um poeta!

Nenhum comentário: