sábado, janeiro 12, 2013

Alinhados - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 12/01


O Planalto já não teme mais o desfecho da eleição para a liderança do PMDB. Os três candidatos - Eduardo Cunha (RJ), Sandro Mabel (GO) e Osmar Terra (RS) - afinaram o discurso. Nenhum deles pretende contestar o governo Dilma ou desafiar a direção do partido. Eduardo Cunha, com o apoio do governador Sérgio Cabral (RJ) e do vice da CEF, Geddel Vieira Lima, lidera a corrida.

Mudança de guarda
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), comprou briga com os policiais militares aposentados ao mudar o sistema de escolha dos 31 subprefeitos da cidade. Até o final de seu mandato, Kassab nomeava cada vez mais policiais militares da reserva para cargos nas subprefeituras. Pretendia desta forma manter sua administração mais ou menos imune às pressões políticas dos partidos e dos vereadores. Haddad assumiu e mudou tudo. Ele nomeou técnicos concursados da prefeitura. Os militares da reserva não gostaram, e o prefeito também comprou briga com seus aliados, que pretendiam fazer indicações políticas para as subprefeituras.

“... Temos pressa. Uma nova direção partidária, vigorosa, ágil, capaz e com reconhecimento público é essencial. 
Alberto Goldman Vice-presidente nacional do PSDB

Mobilidade
Os candidatos Eduardo Cunha (RJ) e Sandro Mabel (GO), em campanha para liderar a bancada do PMDB na Câmara, usam jatinho para ir aos estados se reunir com os deputados. Osmar Terra (RS) se locomove de avião comercial.

O tempo não para
A presidente da CNA, Kátia Abreu (PSD-TO), está usando o recesso para fazer um curso de imersão em inglês na China. Aproveita para fazer gestões junto ao PC Chinês pelo fim do embargo à carne brasileira. Entre outras autoridades, Kátia esteve com o presidente do Centro de Cooperação Econômica Internacional do Partido, Li Dongxiao.

Sem pressa
Advogados de políticos condenados no mensalão estimam que o STF só publicará o acórdão do julgamento entre abril e maio. Sem isso, não podem apresentar os embargos declaratórios (recursos) contra a decisão dos ministros.

Shows simultâneos
No Dia do Carteiro, 25, os Correios farão shows gratuitos em cinco capitais: Rio, Brasília, Manaus, Curitiba e Salvador. No Rio, o evento será nos Arcos da Lapa, com Preta Gil e Péricles. Brasília verá o Paralamas; Curitiba vai de Nando Reis; Manaus terá Gaby Amarantos; e Salvador ouvirá Margareth Menezes. A estatal completa 350 anos e, dia 24, fará um jantar de gala em Brasília.

Pacificados e treinados
O Ministério do Desenvolvimento Social ofereceu ao secretário de Assistência Social do Rio, Zaqueu Teixeira, vagas ilimitadas em cursos do Pronatec para beneficiários do Bolsa Família. Hoje, 8 mil pessoas no estado estão matriculadas.

A luta pelo voto
O governador Cid Gomes (PSB-CE) está apoiando Henrique Alves (PMDB-PB) para a presidência da Câmara. Ele está chamando os 22 deputados federais do Ceará para um almoço com Alves, no dia 23, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

PARA FAZER A REFORMA POLÍTICA, o PT pretende coletar um milhão de assinaturas de apoio a uma emenda popular que promova esta reforma.

Nenhum comentário: