terça-feira, janeiro 29, 2013

Aécio Neves entra no páreo de 2014 - MURILLO DE ARAGÃO

BRASIL ECONÔMICO - 29/01


Apoiado pelo ex-presidente FHC, pelo ex-senador Tasso Jereissati (CE), pelo atual presidente nacional do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), e a maioria dos governadores, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) deve ser o escolhido para comandar seu partido em 2013, ampliando suas viagens pelo país e dando início à construção de sua candidatura ao Palácio do Planalto nas eleições de 2014.

Neste primeiro momento, a prioridade de Aécio é buscar consenso dentro do próprio partido.

Justamente por isso, tem procurado aproximação maior com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Maior colégio eleitoral do país, Aécio tem interesse no apoio de São Paulo para que o PSDB saia unido dos debates que definirão o candidato a presidente do partido e candidato a presidente da República, que só não será Aécio se ocorrer algum acidente de percurso.

Atingido esse objetivo - que não será fácil, pois nas últimas duas eleições presidenciais (2006 e 2010) Aécio Neves demonstrou pouca disposição de apoiar os candidatos paulistas do PSDB ao Planalto, respectivamente Geraldo Alckmin e José Serra, principalmente em seu estado, Minas Gerais -, o foco de Aécio será a construção de seu discurso.

Vale lembrar que em 2012, durante seu mandato como senador, Aécio levou para a agenda a discussão de temas importantes envolvendo mineração, setor elétrico e economia.

O que também se observa nas manifestações do senador é a defesa do governo FHC, esquecida pelo PSDB nos últimos dez anos, críticas ao governo Dilma Rousseff na área gerencial e a busca de uma bandeira alternativa para tentar viabilizá-lo eleitoralmente.

Após o consenso político interno e a construção do discurso, caberá a Aécio Neves o difícil desafio de buscar aliados que façam o PSDB romper o seu isolamento no tabuleiro eleitoral.

Nos últimos dez anos, PSDB e DEM, os dois principais partidos de oposição, encolheram eleitoralmente, o que significa perda de bases significativas no país.

Tanto o DEM quanto o PPS, naturais aliados do PSDB, agora relutam em embarcar em uma nova jornada com os tucanos.

Sem unidade interna, um discurso alternativo eficaz e uma política de alianças mais ampla, Aécio Neves terá dificuldades para fazer frente a um governo altamente popular e com muitos aliados.

Não bastassem todos esses desafios, Aécio terá mais um à frente do comando nacional do PSDB.

Trata-se do chamado mensalão mineiro ou mensalão tucano, que, caso seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal em 2013, imporá ao senador o desafio de responder aos ataques políticos que lideranças de seu partido sofrerão.

Uma boa notícia para Aécio é a provável criação do Partido da Solidariedade liderado por Paulinho da Força Sindical, uma das mais expressivas lideranças sindicais do país.

O movimento de Paulinho é apoiado por Aécio Neves. Com o enfraquecimento dos demais partidos de oposição, o tucano precisa buscar novas alianças.

Além de aproximar Aécio da classe trabalhadora, tradicional reduto do PT no qual o PSDB tem pouca penetração, o partido também pode fragilizar um pouco a base governista.

5 comentários:

@ disse...

Se depender do prestígio de Paulinho da Força, “Écio” Neves estará perdido. Nas últimas eleições municipal da capital de SP Paulinho obteve inexpressivos 38.750 votos, correspondentes a 0,63% dos votos válidos. Que força é esta?
E por falar em força, o posicionamento do PSDB em torno da redução do valor do preço da energia elétrica funcionou como verdadeira pá-de-cal em suas pretensões eleitorais. Se não houve um fato novo, “Écio” vai ficar a ver "montanhas" nas praias do Rio de Janeiro. Até ser parado em uma blitz da Lei Seca e desafiado a um teste do bafômetro.

Unknown disse...

A verdade é que o senador aécio neves já está no páreo há alguns anos, ele é quem o pt teme. Em 2014, a chance da oposição é: Aécio Neves presidente.

Unknown disse...

O governo do PSDB gerou boa qualidade da gestão publica e uma descentralização da distribuição dos recursos. É como o senador Aécio Neves já disse é necessário refundar a Federação no Brasil. Aécio Neves é o principal opositor do governo atual e o candidato para 2014 o que é temido pelo PT, pois o ex governador de Minas Gerais tem biografia que o credenciam para ser presidente do Brasil.

Unknown disse...

Não é de hoje que o PSDB tem problemas internos para escolha de candidatos, mas acredito que o senador Aécio Neves está buscando o seu espaço dentro do partido e vem se preparando para competir nas eleições de 2014 para presidente.

Unknown disse...

@ eu tenho as minhas dúvidas quanto a essa falta de apoio. Concordo que a maior dificuldade do Senador Aécio Neves será em unir o PSDB que já se encontra rachado a longos anos, mas caso essa união venha, com toda certeza o apoio será muito forte em são paulo!