quarta-feira, janeiro 23, 2013

A sabatina da Ideli - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 23/01


Os candidatos a líder do PMDB, Sandro Mabel (GO), Eduardo Cunha (RJ) e Osmar Terra (RS), estão sendo ouvidos sobre seus planos pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Ontem, ela recebeu Mabel, e hoje será a vez de Cunha e, depois, Terra. Ideli quer saber os planos de cada um e está avisando aos aliados: "Não pode haver descompasso entre o PMDB e o governo."

O galeto do constrangimento
A Juventude do PT de Brasília está no sal. O jantar a fim de arrecadar recursos para ajudar os réus do mensalão a pagar multas é considerado "um tiro no pé" entre os petistas. Um dirigente nacional comentou que "os réus têm que parar de sangrar o partido". Um ministro argumentou que, além de ter sido esvaziado e gerado pauta negativa, o evento foi uma "estupidez". E ironizou: "Vender galeto para pagar milhões? Haja galeto!" A direção do PT avalia que o partido não pode ficar preso a essa pauta, pois, a despeito das críticas, o julgamento do STF tem que ser respeitado.

“Não podemos confundir absolutismo com princípio, ou substituir espetáculo por política, ou ainda aceitar xingamentos como um debate fundamentado”
Barack Obama
Presidente dos EUA, no discurso de posse

E até agora nada
O Ministério do Trabalho enviou para a Casa Civil, há cinco meses, a nova composição do Conselho Deliberativo do FGTS. Só faltava definir qual ministro seria excluído: Alexandre Padilha (Saúde) ou Paulo Sérgio Passos (Transportes).

Disputa no PT
A corrente Construindo um Novo Brasil vai oficializar, dia 25, apoio à reeleição de Rui Falcão a presidente do PT. Já estão fechadas com ele as tendências Novo Rumo, PT de Luta e de Massas e Movimento PT. Seus adversários serão o deputado Paulo Teixeira, pela Mensagem, e Valter Pomar, pela Articulação de Esquerda. A eleição será em novembro.

Burocracia oficial
O governador Eduardo Campos (PE) aproveitou a reunião da bancada com o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), para protestar. Ele disse: "O Banco Mundial aprova financiamentos em seis meses; nos nossos bancos oficiais, demora mais."

Disputa no PSDB
O senador Aécio Neves (MG) deve ter adversário entre os tucanos para concorrer ao Planalto. O presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE), deu declarações que sinalizam que não há consenso. Guerra declarou recentemente: "Sobre candidatos, é muito provável que o PSDB faça prévias, o que pode acontecer no final deste ano ou no começo do ano que vem."

Faca no pescoço
Integrantes do PSD e do PSDB estão ameaçando não votar no deputado Henrique Alves (PMDB-RN) para presidente da Câmara se ele não colocar um deputado de uma das duas siglas na sua chapa, para ocupar a 1ª Secretaria.

É voto a voto no PMDB
Sandro Mabel (GO) e Osmar Terra (RS) disputam para chegar ao segundo turno contra Eduardo Cunha (RJ) na eleição de líder do PMDB. A sigla tem 78 deputados. Cunha trabalha com 41 votos. Mabel diz que tem 35. E Osmar garante que tem 27 apoios.

ESTÁ EM CURSO operação para tentar votar o veto à Lei dos Royalties na sessão do Congresso do dia 5 de fevereiro, antes da apreciação do Orçamento.

Nenhum comentário: