sexta-feira, janeiro 18, 2013

A coragem dos piratas - DAVID COIMBRA

ZERO HORA - 18/01


O meu amigo Marcos Piangers volta e meia diz que admira a “coragem dos piratas”. Não está se referindo aos bucaneiros ingleses que atacavam galeões espanhóis a mando da Rainha Virgem, obviamente. Está se referindo aos piratas da vida. Aos que não temem a aventura. Em outras palavras, é o que Vinícius cantava num belo poema do qual arranco alguns trechos para dar a você, cauteloso leitor:

“Vamos brincar, amor? Vamos jogar peteca? Vamos atrapalhar os outros, amor? Vamos sair correndo?

Vamos subir no elevador, vamos sofrer calmamente e sem precipitação? Vamos sofrer, amor? Males da alma, perigos

Dores da má fama íntimas como as chagas de Cristo. Vamos, amor? Vamos tomar porre de absinto

Vamos tomar porre de coisa bem esquisita, vamos fingir que hoje é domingo (...)

Vamos roubar laranja, falar nome, vamos inventar

Vamos criar beijo novo, carinho novo, vamos visitar Nossa Senhora do Parto? (...) Vamos, amor?

Porque excessivamente grave é a vida”.

Do que o Poetinha fala? De ter a coragem dos piratas. De se arriscar. E agora mesmo, no cume calmo do verão, leio uma reportagem na Revista Veja que trata, precisamente, de um símbolo da gravidade da vida citada por Vinícius. É a matéria de capa da revista desta semana: “A vitamina do sol”. O texto conta que cientistas e médicos recomendam um pouco de exposição ao sol SEM PROTETOR SOLAR para que o corpo e o espírito se enriqueçam com os benefícios da vitamina D.

Ora, isso é contra tudo o que sempre pregaram os dermatologistas, eles que ordenam que não fiquemos nem sob a luz de lâmpadas de 40 watts sem ter a pele besuntada de protetor fator 30. É contra, também e principalmente, aquele poemeto de autoajuda declamado pelo Pedro Bial, no qual ele dá conselhos para o chamado “bem viver”, sublinhando, depois de cada frase pretensamente sábia, a ressalva de ponderação: “Use protetor solar”.

Ou seja: o protetor solar é um emblema da prudência. E agora o protetor solar foi desmascarado. O Bial foi desmascarado! O poemeto dele de lição de vida deveria ser o contrário do que é, deveria lembrar que, às vezes, a vida tem de ser vivida sem protetor solar, que a vida sem um pouco de fritura não vale a pena ser vivida, que o exagero nem sempre é demais.

Que, sobretudo, é preciso ter a coragem dos piratas.

Nenhum comentário: