sexta-feira, dezembro 14, 2012

Uma tragédia e uma esperança - MOISÉS NAÍM

FOLHA DE SP - 14/12


O que explica a propensão da América Latina ao assassinato? As razões propostas são muitas


A tragédia é que a América Latina é a região do planeta onde mais humanos assassinam seus semelhantes. A esperança é que em 2013 os latino-americanos comecemos a fazer algo para deixarmos de ser os campeões mundiais do homicídio.

Neste ano, a guerra no Afeganistão terá cobrado um total de 3.238 vidas. No ano passado, houve 41 mil homicídios no Brasil. O conflito entre palestinos e israelenses no mês passado gerou mais ou menos o mesmo total de mortes que um fim de semana "quente" em Caracas.

Em todo o mundo, os índices de homicídio ou vêm declinando ou não aumentaram. Na América Latina, vêm crescendo em ritmo acelerado.

El Salvador, Guatemala e Honduras têm os maiores índices de homicídio dos cinco continentes. E a morte também está amplamente presente em outros países da região. Em 2011, foram assassinadas 112 pessoas por dia no Brasil. No México, 71 por dia.

O que explica essa propensão da América Latina ao assassinato? As razões propostas pelos especialistas são muitas e variadas. E insuficientes. A pobreza é uma causa frequentemente citada. Mas, se fosse assim, a China deveria ter mais homicídios que o México.

Outros mencionam a democracia e o fato de que os governos autoritários podem reprimir os criminosos com mais impunidade. Mas a Índia -a maior democracia do mundo, e também um dos países mais pobres do mundo- tem um índice de homicídios comparativamente mais baixo que o das democracias pobres da América Latina.

O consumo e tráfico de drogas também são assinalados como razões por trás da alta taxa de homicídios latino-americana. Mas nenhum país consome mais drogas que os Estados Unidos. E, se a razão é o narcotráfico, Marrocos é para a Europa o que o México é para os EUA: um país pobre que vende drogas a seu vizinho rico. Contudo, a taxa de homicídios do Marrocos é muito inferior à do México.

Isso não quer dizer que as drogas, a pobreza, a desigualdade ou a fraqueza dos governos não sejam fatores importantes. São, com certeza.

Mas há outros fatores menos evidentes e que não entendemos bem que influem sobre a sangrenta criminalidade latino-americana. Não sei quais são, mas sei que precisamos fazer algo para entendê-los melhor e combatê-los.

Minha esperança para 2013 é que a América Latina decida acabar com sua convivência pacífica com o homicídio. Não existe outra prioridade mais urgente nem, com certeza, mais complexa e difícil.

Não é um objetivo que compita apenas ao governo ou aos políticos. A igreja, os sindicatos, os meios de comunicação e os empresários, os jovens, as universidades -enfim, o leque mais amplo possível de grupos e setores institucionais poderia mobilizar-se para se comprometer a reduzir o número de homicídios nos próximos anos. Talvez esta seja uma esperança ingênua. Mas mais ingênuo seria não fazer nada.

Esta é minha última coluna deste ano. Retorno em janeiro. Feliz 2013!


Tradução de CLARA ALLAIN

Nenhum comentário: