quinta-feira, dezembro 13, 2012

Tiro ao Lula - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 13/12

A pancadaria em cima do ex-presidente Lula, a partir das revelações de Marcos Valério, tem a mesma interpretação no governo e na oposição. Um dirigente petista diz que “Lula simboliza um projeto” e que se a oposição “destruir o mito, destrói toda uma obra”. Um líder da oposição afirma que “Lula é o âncora da presidente Dilma” e, por isso, tem que apanhar, pois “se ele cair, ela cai junto”

A batalha de 2013
Além de desconstruir a imagem do ex-presidente Lula, a principal tarefa da oposição no ano que vem é “desmontar a tese que a presidente Dilma é uma gerentona”. Ela avalia que a crise econômica pode ajudar a amarrar a execução de obras, projetos e programas. Por sua vez, a grande preocupação no Planalto é fazer o governo deslanchar e entregar algumas obras importantes, entre eles algumas iniciadas no governo Lula, como a Transposição do São Francisco. Seus estrategistas também pretendem criar uma marca para a presidente que, a partir de programas como o Brasil Carinhoso, poderia ser traduzido pelo slogan “a Dilma cuida das pessoas”

“Quando Lula está no meio, a oposição não pode entrar chutando o balde. Temos que ficar um tom abaixo. Ele é mestre em se vitimizar e virar o jogo”
José Agripino Presidente do DEM e senador (RN)

Bola nas costas
As bancadas do Rio e do Espírito Santo estão possessas com a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que presidiu a sessão que votou a urgência para o veto dos royalties. O senador Magno Malta (PR-ES) berrou: “Fomos vendidos”

Vale Campeão
Os ministros Aldo Rebelo (Esportes), na foto, e Garibaldi Alves (Previdência) anunciam no dia 20 a portaria que regulamenta o pagamento de pensões para os jogadores de futebol que foram campeões pelo Brasil nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970. No dia seguinte, os que fizerem o pedido passam a ter direito a receber.

Apostando no Brasil
Por três vezes, o presidente francês François Hollande abordou a questão da venda dos caças na reunião com a presidente Dilma. Em todas elas, abriu com a frase: “Eu sei que a senhora vai decidir isto depois, então vou falar só essa vez...”.

À procura de uma grife
Reunido com os prefeitos de dez grandes cidades brasileiras, na segunda-feira, o candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves (MG), defendeu que o partido criasse uma “marca comum” para seus programas, sobretudo os sociais. O objetivo, segundo Aécio, “é criar vitrines das administrações do PSDB para combater a deficiência da gestão dos petistas”.

Os tucanos não gostaram
Na reunião da comissão mista, que aprovou convite para o ex-presidente FH falar sobre a “Lista de Furnas”, o senador Jayme Campos (DEM-MT) saiu. Mesmo sem maioria para barrar, os tucanos queriam que ele fosse solidário.

E a vida continua...
O governador Marcelo Déda (SE) temia pelo fim do mundo. Ontem, às 13h, respirou aliviado: “E o mundo não acabou. Nem no horário de Deus nem no de verão. A vida continua e o que ela nos pede, como dizia Guimarães Rosa, é coragem”.

COSTURA FEITA. A Comissão Política do PCdoB definiu que a deputada Manuela D’Ávila (RS) será a líder do partido na Câmara no ano que vem.


Nenhum comentário: