domingo, dezembro 16, 2012

Teste de resistência - VERA MAGALHÃES -


FOLHA DE SP - 16/12


Com a volta de Dilma Rousseff do giro europeu, a dúvida no Palácio do Planalto é se o titular da Advocacia Geral da União, Luís Inácio Adams, ainda reúne condições para ficar no cargo após os desdobramentos da Operação Porto Seguro. Os relatórios da Polícia Federal não envolvem o ministro nas investigações, mas reforçam a proximidade entre ele e José Weber Holanda, além de detalhar como o ex-assessor operou para favorecer a quadrilha que traficava pareceres no governo.

Em cascata 
Na véspera da apresentação do relatório final da CPI do Cachoeira, no Congresso Nacional, Adams diz a Weber em conversa interceptada pela PF que gostaria de discutir o texto do deputado Odair Cunha (PT-MG). Eles marcam uma reunião para falarem sobre o tema.

Fica a dica 
Diálogo entre Gilberto Miranda e Valdemar Costa Neto (PR-SP) gravado pela PF mostra o ex-senador sugerindo que o deputado designe outro advogado para a fase de embargos do julgamento do mensalão, no qual ele foi condenado.

Liquidação 
Segundo Gilberto Miranda, o advogado consultado por ele para assumir a defesa de Valdemar teria prometido que, se atuasse nos recursos, "segurava isso aí [a pena] por três anos''. O STF condenou o cacique do PR a 7 anos e 10 meses.

Pesos... 
Na lista de autoridades com foro privilegiado mencionadas no inquérito encaminhada pela PF para o STF e para o Congresso foi notada a ausência de nomes como o do governador Jaques Wagner (PT-BA) e do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel.

... e medidas 
A relação com 18 nomes traz pessoas que foram apenas citadas em conversas, sem especificar sua conduta. No inquérito, Wagner e Pimentel são citados por terem sido procurados por Rosemary Noronha para agendar audiências para o grupo investigado na operação da PF.

Filhotes 
A PF estuda abrir novos inquéritos para investigar pessoas citadas na Porto Seguro sobre as quais a análise de material apreendido mostre evidências de envolvimento no esquema de tráfico de influência em órgãos públicos e agências.

É ela 
Um dado da pesquisa Datafolha deve desencorajar setores do PT a se engajarem pela candidatura presidencial de Lula em substituição a Dilma: a presidente supera o antecessor na menção espontânea de voto, num sinal de que sua candidatura é vista com mais naturalidade.

Prova... 
Potenciais pré-candidatos ao governo de São Paulo, os ministros Aloizio Mercadante e Alexandre Padilha estão em polos opostos na pesquisa Datafolha.

... de fogo 
Enquanto a Educação é apontada como a área mais exitosa da gestão Dilma, a Saúde lidera como principal problema do país e a pasta mais mal avaliada.

Overbooking 
A equipe que analisa medidas de incentivo à aviação civil se reuniria neste final de semana na Casa Civil para concluir um documento que será apresentado à presidente. O Planalto quer lançar o novo pacote para o setor aeroportuário ainda neste ano.

Piquete 
1 Dirigentes das seis maiores centrais sindicais do país, entre elas CUT e Força Sindical, se reúnem amanhã em São Paulo.

Piquete 2 
Em litígio com o Planalto graças à indefinição em torno do fator previdenciário, as entidades querem organizar uma grande marcha a Brasília no início de 2013 para cobrar Dilma sobre a pauta apresentada em 2010, quando a petista teve apoio em peso das entidades.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio


"A lista de exigências das pessoas que ameaçam contar o que sabem sobre o PT é para ocupar Papai Noel por muitos Natais."
DO DEPUTADO PAUDERNEY AVELINO (DEM-AM), sobre ameaças de Marcos Valério, Carlinhos Cachoeira e Paulo Vieira de fazer acusações contra o partido.

contraponto


Bola de cristal

Em conversa gravada pela Polícia Federal, Paulo Vieira e Rosemary Noronha discutem um negócio com alguém que ele diz ser "gente direita", mas ela duvida.

-Ele é cientista do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, moça -, atesta o ex-diretor da ANA.

A ex-assessora da Presidência em São Paulo se irrita:

-Você sabe qual é o seu problema, Paulo? Você dá valor demais para o currículo da pessoa. Cuidado, hein!

Ela alerta que o aliado poderia ter uma "surpresa":

-Conheço um monte de gente de currículo presa...

Vieira, servidor concursado, foi preso meses depois.

Nenhum comentário: