quarta-feira, dezembro 19, 2012

Temer se alinha com o STF - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 19/12


O PT não tem o apoio de seus aliados para enfrentar o STF no caso da cassação dos condenados no mensalão. O vice-presidente Michel Temer (PMDB), na condição de jurista, diz que cumpridas "as formalidades legais" e garantida a ampla defesa, a Câmara só tem um caminho: executar a decisão do STF. Para Temer, a tensão é desnecessária e não cabe à Câmara fazer novo julgamento.

PMDB e PSDB na operação abafa
A bancada dos independentes na CPI do Cachoeira não engole a ação conjunta do PMDB e do PSDB na votação do relatório. Ambos votaram para impedir o indiciamento do governador Marconi Perillo (PSDB-GO) e proteger a Delta e Fernando Cavendish. A empresa tem tentáculos em estados governados pelos dois partidos. O PMDB deu quatro votos para derrubar o relatório de Odair Cunha (PT-MG). Com isso, seu líder no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), garantiu que os tucanos não vão tumultuar a eleição da presidência do Senado. O trabalho da CPI só não foi perdido porque os sigilos bancários foram transferidos para a PF e o Ministério Público.

“Ainda que eu discorde da decisão (dos royalties), a interpretação final da Constituição é do STF”
Paulo Teixeira Deputado federal (PT-SP)

Venda casada?
Irritação no PMDB com a atuação do principal assessor da campanha de Henrique Alves (PMDB-RN) para a presidência da Câmara. Tudo porque Francisco Bruzzi também articula a candidatura de Sandro Mabel (GO) para líder.

Primeira viagem
Senador de primeiro mandato, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) aceitou indicação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para integrar a comissão de análise dos vetos. Aí o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) soube e telefonou para Randolfe, pedindo que ele voltasse atrás. Salvou a imagem do partido no Rio.

Jingle Bells
Candidato a líder do PMDB na Câmara, Sandro Mabel (GO) faz campanha para além de sua bancada. Mandou cestas de Natal e vinhos para ministros, secretários executivos e adjuntos, para o gabinete presidencial, assessores e secretárias.

Constrangimento
O líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE), saiu irritadíssimo da reunião da bancada petista no Senado. Ele queria ser vice-presidente da Casa e foi derrotado em votação interna por Jorge Viana (PT-AC). Seu argumento, de que havia cedido o cargo há dois anos em favor da então senadora Marta Suplicy, atual ministra da Cultura, não sensibilizou.

Lula e Dilma juntos
A presidente Dilma e o ex-presidente Lula voltam a se encontrar sexta-feira em São Paulo. Terão um evento público e uma conversa privada. Eles estarão juntos na sede do Sindicato dos Bancários para participar do Natal dos catadores de lixo.

Consulado carioca não serve mais
O prefeito Eduardo Paes criticou ontem a Embratur por promover o Rio com a "mesmice" do botequim. Ocorre que na Copa da África do Sul e nas Olimpíadas de Londres a prefeitura promoveu o Rio em cima dos botecos.

FALA O SENADOR Delcídio Amaral (PT-MS): "Defendi que fossem indicados para a Mesa e comando de comissões os que não tinham sido nada ainda".

Nenhum comentário: