segunda-feira, dezembro 03, 2012

Tateando no escuro - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 03/12


Em depoimento previsto para amanhã, José Eduardo Cardozo (Justiça) tentará convencer parlamentares de que não foi surpreendido com a Operação Porto Seguro, pois teria sido cumprido o "padrão" da PF. Na berlinda, o ministro relatará ter recebido telefonema do diretor-geral Leandro Daiello na véspera, sem detalhes, e dirá que reportou a Dilma Rousseff. Só teria sido informado da busca no gabinete presidencial em São Paulo às 6h do dia em que foi deflagrada a varredura.

Pente-fino Cardozo afirma a interlocutores ter conversado com o general José Elito, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, de quem recebeu garantia de que o mandado judicial era regular. A operação atrasou porque um agente do GSI acompanhou os trabalhos, a pedido da Justiça Federal.

Trampolim No meio policial, há convicção de que Roberto Troncon, superintendente em São Paulo, usará as operações Porto Seguro e Durkheim para se credenciar à direção geral da PF.

Pop Pesquisa interna na categoria, feita em 2011, colocava Troncon em terceiro lugar na lista de preferidos para o posto. Daiello, atual diretor, era o quinto colocado.

Lupa Dilma pediu a Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil, levantamento pormenorizado sobre a operação de crédito que Rosemary de Noronha tentou intermediar na instituição.

Silêncio Libertado, o ex-diretor da ANA Paulo Vieira não falará, por ora. Sua defesa quer ter acesso aos relatórios de busca e apreensão.

Imprescindível Ainda que discretamente, o PMDB comemorou a Operação Porto Seguro. O caso é interpretado pelo partido como oportunidade extra para demonstrar sua utilidade para o governo, às vésperas das eleições para as cobiçadas mesas da Câmara e do Senado.

Palanque Alexandre Padilha (Saúde) irritou 15 deputados peemedebistas que pleiteavam vaga em sua agenda. Sem tempo, o ministro pediu à secretária que chamasse todos para um encontro conjunto, no último dia 13. Só quatro apareceram. Os descontentes disseram estar cansados de "comícios".

Guardião 1 Fernando Haddad deverá manter no cargo o procurador-geral do município de São Paulo, Celso Augusto Coccaro, responsável pelas providências de repatriamento de US$ 22 milhões que a Justiça de Jersey considera terem sido desviados para contas atribuídas a familiares de Paulo Maluf.

Guardião 2 A permanência de Coccaro na função interessa também a Gilberto Kassab. Coube ao procurador o acompanhamento da defesa do prefeito na ação do Ministério Público que apontou falhas na contratação da Controlar, empresa que realiza a inspeção veicular.

Gasto zero Haddad ganhou, durante a campanha, fama de sovina. Amigos brincam: "Ele foi dispensado do Exército porque batia continência de mão fechada".

Teste... A comissão de ética do PSDB-SP analisa pedidos de expulsão de três deputados e um secretário de Estado. Todos são acusados de apoiar candidatos de siglas rivais em seus redutos.

...de fidelidade Estão na lista a federal Bruna Furlan, os estaduais Barros Munhoz e João Caramez, além de Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano), que chefiou o QG de José Serra.

Protocolo Embora seja remota a chance de os recursos prosperarem, todos serão convocados a depor para explicar alianças que fizeram com adversários dos tucanos.

Tiroteio

Vemos no 'Rosegate' como o PT trata a coisa pública como extensão da cozinha de casa. É o que tem de pior no velho patrimonialismo.

DO DEPUTADO MARCUS PESTANA (PSDB-MG), sobre as investigações que mostram ex-assessora presidencial em SP envolvida em tráfico de influência.

Contraponto

Pegando carona

Prefeitos do ABC aguardavam Geraldo Alckmin na inauguração do complexo viário Jacu-Pêssego, obra que conecta a zona leste da capital com o trecho sul do Rodoanel. O tucano desembarcou acompanhado do deputado Orlando Morando (PSDB), que tratou de explicar: -Aproveitei para despachar no helicóptero. Tinha uma lista de dez reivindicações!

Donisete Braga (PT), eleito em Mauá e que aguardava o governador com extensa relação de pedidos, interveio:

-Mesmo que seja de carro, me candidato a voltar com o governador para o Palácio dos Bandeirantes...


Nenhum comentário: