domingo, dezembro 09, 2012

Peneira mais fina - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 09/12


Diante do desgaste da Operação Porto Seguro, o governo federal decidiu que novas indicações para cargos de confiança deverão passar pela triagem da Controladoria Geral da União, além da que atualmente é feita pela Casa Civil. A avaliação no Planalto é que, sem recorrer à CGU, o pente-fino nos currículos não detecta irregularidades administrativas praticadas pelos indicados em passagens anteriores por cargos públicos nem a existência de processos disciplinares.

Antecedentes Interlocutores do governo afirmam que a nomeação de José Weber Holanda poderia ter sido evitada com esse cuidado extra, já que ele estava na mira da CGU e de outros órgãos de controle por suspeitas de irregularidades desde 1998, por sua atuação no INSS.

Timing Ao indiciar Rosemary Noronha por formação de quadrilha, a Polícia Federal se antecipou ao Ministério Público Federal, que já decidiu denunciá-la por esse crime, além de corrupção.

Vem por aí Embora o relatório da Operação Porto Seguro tenha sido entregue, ainda falta analisar o material telemático, o que pode levar a novos indiciamentos.

Na marra A Comissão de Ética da Presidência da República se manifestou em duas ocasiões pela impossibilidade de Paulo Vieira, pivô do escândalo de compra de pareceres falsos em órgãos do governo, acumular as funções de diretor da ANA e conselheiro na Codesp, que administra o Porto de Santos. A primeira negativa foi em abril e a segunda, em novembro.

Em campo Pré-candidato à presidência da Câmara, Júlio Delgado (PSB-MG) tem no tradicional futebol dos deputados, coordenado por ele, um trunfo para cabalar apoio. Ele vai amanhã a Palmas com 25 deputados, entre eles Romário, Tiririca, Popó e Danrlei, para um jogo beneficente com cantores de música sertaneja de Tocantins.

Blitz... Aeroportos controlados pela Infraero devem receber entre dezembro e janeiro de 2013 25 milhões de passageiros. O número, a ser divulgado amanhã, supera em 10% a marca do mesmo período de 2011 e deste ano.

... antiapagão A perspectiva de aumento de fluxo levou o órgão federal a reforçar equipes operacionais, de segurança e limpeza nos 63 terminais. Também ocorrerá manutenção preventiva de equipamentos de embarque.

Ideia fixa 1 A bancada do PT na Assembleia paulista quer convocar o presidente da Cesp, Mauro Arce, para explicar na Comissão de Infraestrutura as razões pelas quais a empresa não aderiu ao plano federal de renovação de concessões elétricas.

Ideia fixa 2 Paulo Skaf irá à reunião do PMDB em Brasília, amanhã. Líder da campanha pelo barateamento da tarifa de energia, o presidente da Fiesp fará lobby para que os colegas peemedebistas do Senado fechem questão em torno da MP 579.

Procura-se... Geraldo Alckmin deve anunciar nesta semana a decisão de desmembrar a Secretaria da Casa Civil em duas pastas, uma dedicada à coordenação de programas do governo e outra à articulação política.

um gerente... Os cotados para assumir os projetos prioritários da gestão são Saulo de Castro, hoje nos Transportes, Barjas Negri, que deixa a Prefeitura de Piracicaba, e Marcos Monteiro, chefe da Imprensa Oficial.

Jeton Afastado desde setembro da FDE, braço operacional da Secretaria da Educação, José Bernardo Ortiz continua recebendo salário de R$ 17,4 mil. O governo diz que cumpre decisão judicial.

TIROTEIO

A relação do governo do PT com Sarney é similar à de trabalho escravo: quanto mais o Planalto paga, mais a dívida cresce.

DO DEPUTADO FEDERAL DOMINGOS DUTRA (PT-MA), sobre a operação do governo para instalar o senador na Presidência, adiando a votação dos royalties.


CONTRAPONTO

Quer uma senha?


Durante a reunião das centrais sindicais para anunciar medidas contra o fator previdenciário, segunda-feira, dirigentes reclamavam do tratamento do Planalto quanto à pauta trabalhista. O presidente da CUT, Vagner Freitas, interrompeu:

-Vocês reclamam, mas desde que fui eleito presidente da CUT, em julho, pedi audiência e a Dilma só marcou para janeiro de 2013.

Um sindicalista brincou:

-Parece fila de consulta no SUS. Marca e espera seis meses para ser atendido. Se estiver vivo...

Nenhum comentário: