terça-feira, dezembro 25, 2012

Operação Portugal - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 25/12


A Polícia Federal deve concluir em janeiro investigação preliminar aberta para apurar a procedência de denúncia, feita pelo deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), de que Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, teria levado 25 milhões de euros para Portugal na mala diplomática. Por meio de acordos de cooperação, a PF pediu informações à alfândega portuguesa e ao Banco Espírito Santo, para onde teria sido levado o dinheiro, segundo o deputado.

No pé Garotinho formalizou o pedido de averiguação à PF no dia 6, depois de publicar a acusação em seu blog. Ele também encaminhou ofício ao Ministério das Relações Exteriores pedindo informações sobre todas as viagens a Portugal realizadas durante o governo Lula.

Negócio em... A escola de inglês na qual Rosemary Noronha e o ex-diretor da ANA Paulo Vieira, ambos denunciados no âmbito da Porto Seguro, pretendiam se associar seria registrada no nomes das filhas da ex-assessora da Presidência, Meline e Mirelle, esta última exonerada do governo federal após o escândalo da Porto Seguro.

... família A instituição teria um capital inicial de R$ 100 mil reais e seria sediada no escritório do ex-marido de Rosemary, José Cláudio de Noronha, mas ainda não tinha nome escolhido.

Segurança 1 Advogados dos réus do mensalão condenados a regime fechado planejam se reunir no início do ano para discutir uma preocupação em comum: o risco de que, se ficarem em celas com outros presos, seus clientes sejam vítimas de violência ou de extorsão.

Segurança 2 O temor dos advogados é que, ainda que sejam poupados de ficar presos em celas superlotadas, os condenados do mensalão -dada a exposição do caso e o alto poder aquisitivo de muitos deles- sejam ameaçados de morte se não transferirem dinheiro para contas ligadas a organizações criminosas que agem nos presídios.

Vetado Nos últimos meses do que deve ser sua última gestão como presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) tenta barrar o juiz maranhense Ney Bello na disputa por uma vaga de desembargador no Tribunal Federal da 1ª Região.

Onde pega Bello determinou investigação sobre o empresário Fernando Sarney, filho do senador, e suas empresas em um desdobramento da Operação Faktor. A nomeação para o tribunal deve ocorrer no início de 2013.

Bancada... A primeira-vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), relatou à bancada feminina da Casa ter recebido na semana passada um telefonema do vice-presidente da República, Michel Temer, pedindo que ela retirasse sua candidatura à presidência da Casa.

... do batom Segundo o relato de Rose, Temer argumentou que a manutenção de uma candidatura alternativa no próprio PMDB poderia colocar em risco a postulação do líder, Henrique Alves (RN), ao cargo. As deputadas pediram para Rose manter a candidatura.

Só love O PT planeja instalar Arselino Tatto, vereador da sigla mais próximo de Gilberto Kassab, na liderança do governo de Fernando Haddad na Câmara paulistana. Alfredinho Alves foi escalado para chefiar a bancada petista, a maior do Legislativo.

Tráfego... Depois do pacote de concessões de Dilma Rousseff, lançado na semana passada, Geraldo Alckmin anunciará amanhã a transferência da administração de 4 dos 31 aeroportos do paulistas para prefeituras.

... aéreo Hoje sob controle do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), os terminais regionais de Botucatu, Barretos, Lins e Piracicaba passarão a ser geridos pelos municípios.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI


TIROTEIO

"O único presente de Natal de Dilma foram os estádios construídos pelos governadores de Minas e do Ceará. Isso explica o PIBinho."
DO DEPUTADO FEDERAL RODRIGO MAIA (DEM-RJ), sobre o resultado abaixo do esperado pelo governo registrado pela economia brasileira em 2012.


CONTRAPONTO

Tem que malhar


O ministro Aldo Rebelo (Esportes) participou na semana passada de reunião do COB no Rio com todas as confederações esportivas do país. Fazia um discurso sobre a importância da prática de esportes, ao lado do secretário-executivo da pasta, Luís Fernandes, e do secretário de Alto Rendimento, Ricardo Laiser.

-Eu mesmo pratico cavalgada. E você, Fernandes?

-Eu corro todos dias! -, respondeu o secretário.

Aldo quis saber o mesmo de Laiser, que respondeu:

-Nada...

-Nada? Mas é nada do verbo "nadar", né? -, socorreu o ministro, arrancando uma gargalhada geral da plateia.

Nenhum comentário: