terça-feira, dezembro 25, 2012

Objeto de desejo - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 25/12


O governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) está de olho no Ministério de Minas e Energia. Quer um aliado na pasta para o segundo tempo da luta pelos royalties do petróleo. Com o fim do mandato de José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado, o ministro Edison Lobão fica sem seu maior aliado. Por hora, a disposição da presidente Dilma é a de manter o ministro no cargo.

No horizonte dos tucanosA cúpula do PSDB está na expectativa de ter a mesma sorte do PT: não pagar nas urnas pelo julgamento do mensalão. Acontece que o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, quer julgar o quanto antes o chamado mensalão mineiro, que tem como réu o deputado e ex-governador mineiro Eduardo Azeredo. O processo está na fase final de instrução. Tudo indica que o relator do processo será o jurista que for indicado pela presidente Dilma para substituir o ex-presidente do STF, Ayres Brito. Os tucanos estão apreensivos com a possibilidade do julgamento, do que poderia se chamar “o pai do mensalão” ocorrer em 2014, ano da sucessão. 

É constitucional! É regimental, votar o Orçamento da União (para 2013) na Comissão Representativa do Congresso
Eduardo Braga 
Líder do Governo no Senado (PMDB-AM)


Inspiração
Nem só dos autos e do julagamento do mensalão vive o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. No domingo ele foi ao cinema, em Brasília. Ele assistiu ao filme “A Negociação”. Na tela, Richard Gere e Susan Sarandon. A história é de um magnata que protege sua imagem escondendo sua responsabilidade em um crime. 

O critério
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), já teria decidido o critério para definir qual partido indicará o primeiro-secretário da Mesa. O PSDB e o PSD tem 51 deputados cada. A preferência seria pelos tucanos, o partido mais antigo.

Administrando a própria crise
Três marqueteiros, que se apresentam no mercado como “gestores de crise”, estão a procura de emprego. Apesar do êxito na CPI do Cachoeira, eles teriam levado um calote do cliente, o empresário Fernando Cavendish. 

Os estados à beira da falência
Os governadores de mais de uma dezena de estados estão com dificuldades de fechar as contas e devem iniciar o ano com a perspectiva de investimento zero em 2013. Alguns estados estão raspando o tacho para pagar o 13º salário. A choradeira é geral e todos acusam a política de isenções e redução de impostos do governo Dilma pelo que está ocorrendo em suas contas.

Afinando a viola
O presidente do PSD, prefeito Gilberto Kassab, e a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (PSD-TO) jantaram na quinta-feira (20). Depois dos atritos nas eleições, eles foram convencidos que o melhor é somar, ao invés de competir. 

Nos bastidores 
Especialistas em campanha eleitoral, que já fizeram várias campanhas presidenciais do PSDB, garantem que o ex-governador José Serra se movimentando para fazer o governador Geraldo Alckmin (SP) candidato ao Palácio do Planalto.

A presidente Dilma não quer ouvir falar de mudanças na Petrobrás. Maria das Graças Foster ainda não concluiu sua tarefa na presidência da estatal.


Nenhum comentário: