domingo, dezembro 02, 2012

O Rio e a Copa - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 02/12

O governo do Rio recebeu da Abin relatório de riscos para a Copa das Confederações. O aeroporto Santos Dumont é desaconselhado para receber voos oficiais e de delegações estrangeiras. A pequena área externa dificulta a dispersão de aglomerações. Quanto ao Galeão, as recomendações são: melhorar a segurança da Linha Vermelha e instalar uma UPP no Complexo da Maré.

Clima ruim e pouco monitoramento
O relatório de riscos feito pela Abin foi encomendado pelo governo Sérgio Cabral. Ele aponta também que o mês de junho é o pior do ano para a realização de eventos na cidade do Rio de Janeiro. Nesta época, há muitas frentes frias e ressacas no mar, o que leva ao alagamento da orla e ao fechamento dos aeroportos. Como não existe possibilidade de mudar a data, e para evitar transtornos, a recomendação é que a chegada e partida dos voos das seleções estrangeiras sejam marcados para os começos da tarde, quando há maior visibilidade. No quesito hotéis, a Abin manifesta temor diante do reduzido monitoramento externo e interno por câmeras.

“A área econômica me dizia que o crescimento do 3ºtrimestre seria maior que 1%. Deu 0,6%. Deus nos acuda!” Delcídio Amaral Senador PT-MS 

Correndo por fora
O Grande Prêmio de Fórmula 1 virou uma guerra entre três estados. O contrato com São Paulo vencerá em 2014, que se mobiliza para renová-lo. O Rio quer o circuito de volta. Mas corre por fora parceria entre BMW e governador Raimundo Colombo (SC). Está sendo construída pista de F1 no complexo Beto Carrero, em Penha, no norte do estado.

Afinando a viola
A presidente Dilma, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o ministro Aldo Rebelo e o presidente do COB, Carlos Nuzman, se reúnem dia 18 para tratar das Olimpíadas. Neste encontro será sepultado o Pier em Y. Todos eles são contra.

O apetite das petroleiras
Com a sanção da Lei dos Royalties as empresas petrolíferas internacionais se preparam para investir nas licitações de novas áreas. Todas elas estão de olho nos campos de petróleo que vão do litoral do Rio Grande do Norte ao do Amapá.

Explicações necessárias
Secretário de Imprensa no governo Lula, Ricardo Kotscho publicou em seu blog texto em que pede explicações sobre a Operação Porto Seguro. Faz considerações sobre disputas partidárias, mas pontua: "Nada disso exime o ex-presidente Lula e o PT de virem a público para dar explicações. Não dá mais para fazer de conta que nada está acontecendo e tudo se resume à luta política".

O consórcio e o líder do PMDB
São tantos os candidatos a líder do PMDB, que alguns pensam em se unir e dividir o mandato. O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) critica a ideia: "Ninguém vai votar em consórcio. O acordo será entre eles e não com a bancada".

Para perder uns quilinhos
O líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), andou reclamando que está acima do peso. Ganhou do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) um air climber, equipamento portátil para exercícios aeróbicos e musculação.

NO MARACANÃ, TUDO EM CIMA. 
O estádio foi bem avaliado no relatório produzido pela Abin. Risco baixíssimo de que haja contratempos na Copa.

Nenhum comentário: