quarta-feira, dezembro 12, 2012

O especialista - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 12/12


Preocupados com o abalo na imagem de Luiz Inácio Lula da Silva em razão do Rosegate e do novo depoimento de Marcos Valério ao Ministério Público, envolvendo o ex-presidente no mensalão e em outras acusações, amigos de Lula o aconselharam a contratar o ex-ministro Franklin Martins como seu porta-voz. A avaliação de petistas é que os atuais assessores de Lula não têm experiência em comunicação e que ele precisa fazer uma declaração mais alentada sobre as acusações.

Na área Franklin Martins se reuniu no Planalto com Dilma Rousseff há uma semana. Ele disse que irá trabalhar para aprovar o marco regulatório da imprensa no Congresso. Petistas voltaram levantar a bandeira de regulação da mídia após o julgamento do mensalão no STF.

Muita calma... O ministro Marco Aurélio Mello afirma que uma delação premiada de Marcos Valério só valerá para eventuais outros processos, não para o do mensalão. Ele disse que, embora Lula fosse chefe de Estado, também era chefe de governo, "safo e esperto". "Não é um ingênuo, mas [o que Valério diz] tem que ser provado".

...nessa hora Marco Aurélio, que foi vencido na proposta de diminuir a pena de Valério, afirma ser possível que o relator Joaquim Barbosa tivesse conhecimento do depoimento, mas diz não ter sido avisado. "Se ele comunicou aos pares, eu fui excluído do Clube do Bolinha."

Recado 1 Advogados do mensalão relatam que Valério tenta envolver Lula desde 2008. Durante interrogatório de Delúbio Soares na Justiça Federal, Marcelo Leonardo, advogado do empresário, quis que o ex-tesoureiro confirmasse reuniões entre ele, Valério e Antonio Palocci.

Recado 2 Leonardo pediu ainda que Delúbio revelasse se, de 2003 a 2005, frequentou a Granja do Torto, e na companhia de quem. O ex-tesoureiro se negou a responder por instrução da defesa.

Caixa Além de pagar as despesas do advogado de Valério, o PT bancou a defesa de outros réus do processo. Em 2005, após o escândalo estourar, o partido organizou uma "concertação" de vários advogados ligados à legenda para dividir a defesa dos réus.

Bem na fita Os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Carmen Lúcia receberão hoje homenagem do Congresso pela sua atuação no Judiciário, pouco antes de o STF decidir pela perda dos mandatos dos parlamentares condenados no mensalão. Eles votaram pela tese de que a última palavra é do Legislativo.

Zás-trás O relatório da Polícia Federal sobre a Operação Porto Seguro, concluído na última sexta-feira em tempo recorde, é quase uma reprodução dos primeiros indiciamentos feitos pela Polícia Federal quando as prisões e buscas foram deflagradas.

Veja bem Ao indiciar tardiamente Rosemary Noronha, ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, por formação de quadrilha, a PF ressalta que se baseou em evidências de que ela teve relação econômica com o grupo que traficava influência, "e não nos relacionamentos políticos inerentes à sua função".

Medo Os advogados de Rose entraram com petição nos autos da operação dizendo que a ex-funcionária recebeu ameaças por e-mail.

Por fazer Na pressa de concluir a operação, a PF lista no final do relatório nove pendências, entre elas análise de material apreendido.

Visita à Folha José Auriemo Neto, presidente da incorporadora JHSF, visitou ontem a Folha.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Condenado a 40 anos de prisão, Valério transforma seu último suspiro em uma agressão sem credibilidade nem prova."

DO LÍDER DO GOVERNO NO SENADO, EDUARDO BRAGA (PMDB-AM), diante do novo depoimento do operador do mensalão à Procuradoria-Geral da República.

contraponto

Portas em automático

Na semana passada, audiência pública de duas comissões na Câmara debateu com representantes do governo e de companhias aéreas os gargalos da aviação civil e o preço das passagens. Ao notar que a plateia era composta apenas por deputados de seu partido -entre eles Fábio Faria (RN) e José Carlos Araújo (BA)- o líder do PSD, Guilherme Campos (SP), que presidia a sessão, brincou:

-Isso aqui está parecendo mais um debate partidário!

Tamanho quórum se explica: prestes a integrar oficialmente a base de Dilma Rousseff em 2013, o PSD já manifestou preferência pela Secretaria da Aviação Civil.

Nenhum comentário: