terça-feira, dezembro 04, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 04/12

Redes de idiomas se expandem no exterior
Após se expandir no Brasil, redes de idiomas ampliam participação fora do país.

O grupo Multi, dono da Wizard, que já tem presença em países como Japão, Costa Rica, México e Panamá, vai abrir a rede na Rússia no ano que vem.

"Recebemos aqui os empresários russos interessados há alguns meses. Agora já temos registro da marca no país e domínio na internet. Começaremos por Moscou", afirma Carlos Wizard Martins, dono do grupo.

A concorrente Wise Up fechou parceria com uma instituição na China para inaugurar sua primeira unidade neste mês. Presente em países como Argentina, Colômbia e Estados Unidos, a empresa espera implantar cerca de 300 escolas no país asiático até 2015.

Franquias são a alternativa mais comum de escolas que buscam se internacionalizar, segundo Maria Cristina Franco, vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

"Ter um planejamento de internacionalização da marca atrairá investidores locais interessados em franquear. Eles conhecem as necessidades locais", diz Franco.

Países como Rússia e China, devido à abertura econômica dos últimos anos, são os mercados em expansão para redes de idiomas.

"São países onde a área de entretenimento e lazer estão crescendo. Isso aumenta a demanda por pessoas que falem outro idioma, principalmente o inglês."

Antes de conquistar terreno em outros países, a marca tem de estar consolidada em seu próprio território, segundo a executiva.

"Não adianta pensar em expansão se não existir uma consolidação forte no mercado pelo qual a marca atua."

-

_"Ter um planejamento de internacionalização da marca atrairá investidores locais interessados em franquear. Eles conhecem as necessidades locais

Não adianta pensar em expansão se não existir uma consolidação forte no mercado pelo qual a marca é atuante"_

Frases
MARIA CRISTINA FRANCO
vice-presidente da ABF

"Recebemos aqui os empresários russos interessados há alguns meses. Agora já temos registro da marca no país e domínio na internet. Começaremos por Moscou"

"Estamos na Rússia e na China. ĺndia não está no nosso foco por causa da colonização britânica"

CARLOS WIZARD MARTINS
dono do grupo Multi

EMPOLGAÇÃO INGLESA
A confiança do consumidor do Reino Unido subiu oito pontos em novembro e ficou em -22 pontos (em escala de -100 a 100), segundo índice da GfK. A alta não era esperada e representou o sétimo maior crescimento mensal do indicador desde o início da série, em 1974.

Um incremento significativo como esse ocorreu em maio de 2011, mas não se manteve nos meses seguintes devido à recaída da economia.

-22
pontos foram registrados em novembro pelo índice de confiança do consumidor inglês, que varia de -100 a 100

-30
pontos foi em quanto ficou o índice registrado em outubro deste ano

-31
pontos era o índice de novembro do ano passado, de acordo com o estudo

-

Comércio... 
O índice de confiança do comércio da região metropolitana do Rio chegou a 146 pontos em outubro, alta de 2,7% ante o mesmo mês de 2011, segundo pesquisa da Fecomércio-RJ.

...confiante 
A alta foi estimulada pelo indicador de situação presente, que cresceu 4,5% no período. O indicador de situação futura aumentou 1,4%, segundo a entidade.

Pacote no... 
A indústria química ouviu do governo na última semana que o setor está na lista de prioridades de medidas para restaurar sua competitividade, de acordo com Fernando Figueiredo, presidente da Abiquim.

...forno 
"São medidas como desoneração de matéria-prima, estímulo a pesquisa e políticas para o gás natural", diz Figueiredo. Da reunião, participaram empresários e membros dos ministérios de Minas e Energia, Planejamento, Desenvolvimento e do BNDES.

Óleo... 
A empresa de recrutamento Page Personnel passará a ter uma divisão especializada no recrutamento de profissionais técnicos e com experiência nos segmentos de óleo, gás e energia.

...no recrutamento 
Com a criação dessa divisão, o Brasil passa a abrigar a primeira unidade do grupo com atuação específica para tais áreas.

Tecido natalino 
As vendas do segmento de tecidos subiram 8,5% em novembro ante outubro, segundo o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuários e Armarinhos do Estado de São Paulo. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o levantamento aponta redução de 4%.

Cabide 
A marca carioca de moda Reserva, que tem hoje 26 lojas próprias em São Paulo, Rio, Minas Gerais, Brasília e Bahia, inicia expansão por franquias a partir de 2013. Serão cinco novas lojas com foco em Nordeste e Centro-Oeste.

-
Indústria tem a menor taxa de crescimento desde o fim de 2009

A produção da indústria no mundo teve alta de 2,2% no terceiro trimestre deste ano, ante o mesmo período de 2011, segundo estimativa da Unido (órgão das Nações Unidas para o desenvolvimento industrial).

Essa foi a menor taxa de crescimento desde o quarto trimestre de 2009.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda de 1,3% -o que indica que "a recuperação econômica está se enfraquecendo ainda mais", de acordo com o relatório do órgão.

A redução do ritmo de crescimento do setor é atribuída à longa instabilidade da zona do euro.

A produção industrial também teve retração na Ásia por causa da queda das exportações japonesas.

A crise nos países ricos atingiu os emergentes, onde a expansão está se desacelerando desde janeiro.

O documento cita como exemplo o Brasil: "Apesar das medidas adotadas pelo governo para controlar a alta dos preços, a produção de máquinas e equipamentos e de veículos declinou acentuadamente no terceiro trimestre."

Enquanto Argentina e Colômbia acompanharam os passos do Brasil, Chile, México e Peru cresceram cerca de 4% no período.

Nos países em desenvolvimento, o segmento de móveis está entre o que têm ritmo mais lento. Na outra ponta, papel, máquinas e equipamentos puxam a expansão.

PROTESTOS
Os protesto de títulos registraram alta de 19% em outubro em São Paulo, segundo levantamento do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos da seção de São Paulo realizado com os dez tabeliães da capital.

No mês, foram foram protestados 70,2 mil títulos.

Cresceu também o volume de cancelamentos de protestos, que chegaram a 23,3 mil títulos ante cerca de 19 mil no mês anterior.

Do total de títulos protestados, aproximadamente 6.000 foram cheques.

As duplicatas corresponderam a 51,6 mil enquanto as notas promissórias foram 4.000, de acordo com a entidade. Apenas uma letra de câmbio foi protestada.

NÚMEROS
19%
foi o crescimento do volume de protestos de títulos em São Paulo em outubro, na comparação com setembro, segundo instituto do setor

8,9%
foi a parcela representada pelos cheques no total de títulos protestados, com aproximadamente 6.200, de acordo com o levantamento

Nenhum comentário: