quinta-feira, dezembro 13, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 13/12


Setor de eletrônicos cresce abaixo do esperado
O setor de eletroeletrônicos, que previa crescer 13% neste ano, deve registrar apenas 5% de avanço, segundo cálculos da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).

Em 2011, a alta do faturamento ante o ano anterior havia sido de 11%.

A desaceleração é atribuída ao baixo desempenho da produção industrial.

A entidade divulgará novos resultados nesta semana.

Segundo a Abinee, as exportações irão apresentar retração devido à queda dos negócios com a Argentina, tradicionalmente a principal parceira do setor no Brasil.

Boa parte dos negócios realizados em 2012 devem ser suportados pelas importações, segundo Humberto Barbato, presidente da entidade.

Apesar disso, a indústria também sofreu na importação de insumos.

A última sondagem realizada pela entidade, em outubro, aponta que subiu o número de empresas com dificuldade em adquirir matéria-prima no mercado externo.

Mais de 15% das companhias informaram que sentiam os sinais da crise internacional, enquanto o número de setembro era de 4%.

Números
13% era a expansão que o setor previa para este ano

5% será o crescimento

8% foi a queda no setor industrial

11% foi a alta do setor em 2011

4% das companhias sentiam os sinais da crise em setembro

15% percebiam a crise em outubro

NOVA DIREÇÃO
Juliano Seabra, que desde 2009 trabalha no comando da área de pesquisa, educação e cultura da Endeavor, assume a direção-geral da entidade em janeiro, no lugar de Rodrigo Teles.

Uma das principais mudanças que Seabra implementará será o atendimento a empreendedores pela internet.

Em 2013, além de selecionar 20 empresas que receberão orientação pessoalmente, a Endeavor escolherá entre 100 e 150 companhias que terão um suporte on-line.

"Esperamos que, depois, elas voltem ao processo seletivo e se tornem empreendedoras Endeavor."

A entidade lançará ainda um programa de diálogo com cidades para criar uma espécie de plano-diretor do empreendedorismo. O Rio será a primeira cidade.

"Queremos fazer isso no próximo ano com mais uma grande capital."

ESTUDANTE
Após deixar a Endeavor, Rodrigo Teles passará a liderar a Fundação Estudar em cogestão com Fábio Tran.

A instituição privada, que calcula ter encaminhado 50 jovens brasileiros para Harvard em 21 anos em seu programa de bolsas, terá seu novo planejamento estratégico a partir de janeiro.

No total, foram cerca de 550 bolsistas beneficiados durante o período, de acordo com a entidade.

"A ideia é elevar a formação de jovens de alto potencial entre 16 anos e 34 anos. Trabalharemos em quatro verticais: de governo, empresarial, social e científica."

BILÍNGUE

A média nacional de executivos fluentes em inglês no Brasil é de 37%, segundo levantamento das empresas de recrutamento Michael Page e Page Personnel.

São Paulo concentra a maior parcela de profissionais com domínio do idioma (49%), seguido pelo Rio (45%). Na avaliação por setores, os profissionais de serviços e comércio apresentam o melhor índice (50,1%).

Mouse... 
As vendas de Natal devem movimentar R$ 3,76 bilhões nas lojas virtuais neste ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O montante representa uma alta de 29% em relação a igual período do ano passado. O montante representa uma alta de 29% ant ante igual período de 2011.

...consumista 
Os eletroeletrônicos dominam as categorias de produtos mais vendidos no varejo on-line, seguidos por saúde e beleza, conforme a associação. Assinaturas de jornais, revistas, moda e acessórios também estão entre os produtos mais vendidos.

EXPATRIADO CARO
As cidades brasileiras despencaram no ranking das mais caras para empresas enviarem seus funcionários, segundo levantamento da consultoria ECA International.

O Rio de Janeiro, que no ano passado ficou em 22º lugar, caiu para a 64ª posição. São Paulo passou do 29º para o 69º. Caracas, em 7º lugar, continua sendo a cidade mais cara da América Latina.

A nova posição das brasileiras na lista das cidades mais caras para expatriados é resultado do enfraquecimento do real, diz o relatório.

Nenhum comentário: