sábado, dezembro 29, 2012

‘FELIZ ANO NOVO’ PARA ZÉ DIRCEU? - JORGE BASTOS MORENO - nhenhenhém

O GLOBO - 29/12

Zé Dirceu está se despedindo da liberdade para passar 2013 todo na
cadeia.
Por isso, foi-me difícil desejar-lhe feliz ano novo.
Localizei Zé no interior de Minas, numa verdadeira farra gastronômica de fazer inveja a qualquer apreciador da boa comida.
— Hoje, comi costelinha de porco frita na panela, com couve à mineira, torresmo e ovo frito em caçarola redonda, que é para ele sair redondinho também — descreveu.
Estraga prazer, como todo
repórter, interrompo o relato hedonístico do condenado e pergunto sobre a entrevista de Tarso Genro a Felipe Bächtold, na qual o governador gaúcho afirma que, com a exceção dele e de Genoino, as outras punições do mensalão foram justas.
— Não li. Li a do Márcio Thomaz Bastos e gostei. Até o dia 10, eu não comento nada.
— Por que dia 10? O que vai acontecer no dia 10? — quis saber.
Zé demorou para responder: — Nada. Foi o prazo que me dei como fim de férias.

Au-au!
Zé Dirceu pode se queixar da pouca atenção de Lula, mas, no caso da Dilma, é só amor e carinho. A presidente, vocês sabem, já está em Salvador, para passar o Ano Novo. Só que, na hora de embarcar, surgiu um problema gravíssimo: Nego, o labrador do Zé Dirceu sob sua guarda, se apegou tanto à presidente, que sente quando ela viaja e desanda a chorar.
Dilma só é insensível ao choro do Gabrielli. Ela se comoveu toda com choro do cachorro do Zé Dirceu. Quase desiste.
Resultado: Nego foi junto.

Será?
Abriu-se a bolsa de apostas: oficialmente, segundo a agenda presidencial, Dilma fica na Bahia até o dia 11, mas a maioria dos apostadores acha que dia 4 ela já estará de volta.Para dar a primeira bronca de 2013 no Patriota.

Cultura
Dilma voltou da Rússia encantada com os três bailarinos catarinenses do balé Bolshoi.
Por isso, desde que voltou, tem azucrinado as vidas de Graça Foster, Jorge Hereda e Aldemir Bendine para patrocinarem a filial brasileira do Bolshoi, em Santa Catarina.

O que vem aí!
Só mais uma da Dilma, prometo, para ninguém perceber que esta coluna é governista. Aos ministros que reclamam que o governo tem apanhado muito da mídia e da oposição, a presidente tem respondido: “Só vai piorar”.

Espantalho
Desculpem-me, mas esta não posso deixar de dar. Sabem qual o critério da Dilma para nomear novos ministros? Que eles não sejam candidatos em 2014.
E ministros de um ano só.

Fofo, ele!
Lobão liga para dizer que ministro só sai por ordem da presidente ou por vontade própria:
— A Dilma não quer me demitir. Nem eu quero sair!

O intérprete
Enfim, vamos à oposição. Vejam que nota importante:
Estava eu jantando com uma bela morena alemã que, como eu, também fala mal o português e eis que me aparece FH para me socorrer:
— Eu nasci em Berlim!
E os dois começaram a conversar animadamente em alemão.
— Ela não quer nada contigo! Alemães não gostam de brancos — avisou-me.
A alemã deu uma gargalhada, o que me fez duvidar da nacionalidade dela, também. Mas agradeci e propus:
— Seria o cúmulo da decadência eu convidá-lo para almoçar?
— Não, apenas o início! 

Fim do Mundo
Esta sim é a verdadeira desmoralização da moralização pública:
Os homens de bens torcem para Mabel derrotar Cunha n disputa pela liderança do PMDB na Câmara.

Em boas mãos
Com as férias da Dilma, o Palácio do Planalto ficará sob os cuidados da Ideli, já que Gleisi deu plantão no Natal.

Perda
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, começa o segundo mandato com duas grandes baixas.
A jornalista Marcella Müller está deixando a coordenação de Comunicação Social da prefeitura.
E, Rafael Lisbôa, também jornalista, a de assessor de imprensa do prefeito.

Nenhum comentário: