sexta-feira, dezembro 14, 2012

Falta de cintura - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 14/12


São crescentes no PT, sobretudo na tendência majoritária, as críticas à ação política da presidente Dilma. Eles reclamam da falta de diálogo com os partidos e dizem que a relação com os aliados "é a mínima possível" Estes petistas dizem que há muito estresse na base e que esta distância pode deteriorar a sustentação parlamentar em caso de turbulências na questão econômica.

A educação é prioridade?
A despeito da presidente Dilma ter dito que "não tenho mais o que fazer" na questão dos royalties, a bancada do Rio avalia que se ela se mantiver alheia a este embate estará inviabilizando a MP que destina a arrecadação da renda do petróleo para a Educação. Se o Congresso derrubar o veto, prevalece o texto aprovado pelo Senado e que diz que estes recursos serão diluídos, por estados e municípios, com "educação, infraestrutura social e econômica, saúde, segurança, programas de erradicação da pobreza, cultura, esporte, pesquisa, ciência e tecnologia, defesa civil, meio ambiente, programas sobre mudanças climáticas e tratamento de dependentes químicos"

"O sujeito está julgado, condenado e vai ficar exercendo mandato? Isso é um escândalo"
Onyx Lorenzoni
Deputado (DEM-RS) contrariando a maioria da Câmara que acha que a palavra é sua e não do STF sobre cassações de condenados do processo do mensalão

Amarrando todas as pontas
Candidato a presidente da Câmara, o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), fecha a semana com o apoio de PMDB, PT, PP, PR, PSC, PCdoB, PRB, PSD, PSDB, DEM e PPS. Na semana que vem, ele terá reuniões com o PDT e o PTB. Os aliados de Alves calculam que ele terá 400 votos.

Sinal de alerta
A Comissão de Orçamento do Congresso recebeu Acórdão do TCU, relatado por Ana Arraes, recomendando que a Petrobras faça nova licitação para a construção da tubovia do Comperj. O relatório diz que há "indícios de irregularidades graves" no contrato da MPE SA com a Petrobras.
O potencial dano ao erário é de R$ 162,9 milhões.

Brizola levantou e foi embora
Na Executiva do PDT, o ministro Brizola Neto (Trabalho) reclamou que não aguenta mais ser tratado como um ministro que não representa a bancada. Viera da Cunha (RS) disse que ele está ministro por vontade da presidente Dilma.

Falta de juízo
É grande a irritação no Planalto com a aprovação do convite para o ex-presidente Fernando Henrique falar sobre a "Lista de Furnas" na Comissão Mista de Inteligência. O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), e o líder do governo no Congresso, José Pimentel (CE), estão no sal. A avaliação é que isso pode abrir precedente para chamar o ex-presidente Lula para se explicar.

Contando vantagem
O deputado Biffi (PT-MS) se divertia anteontem, no plenário, contando: "O Berzoini (PT-SP) me pediu voto para o Paulo Teixeira (PT-SP) para vice da Mesa, dizendo: "Já viu eu perder uma aqui?"! A bancada escolheu André Vargas (PT-PR).

Antiguidade é posto?
Na reunião do PMDB para debater quem será o novo líder na Câmara, Eduardo Cunha (RJ) olhou para Sandro Mabel (GO) e disparou: "Não cheguei no partido hoje" Mabel reagiu: "Volto ao PMDB, minha origem, depois de passar pelo PR"


Estão avançados os entendimentos para que o deputado Beto Albuquerque, ex-secretário no governo gaúcho, assuma a liderança do PSB na Câmara.


ESTÃO AVANÇADOS OS ENTENDIMENTOS para que o deputado Beto Albuquerque, ex-secretário no governo gaúcho, assuma a liderança do PSB na Câmara. 

Nenhum comentário: