sábado, dezembro 01, 2012

Fala, Lula - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 01/12

Além do ex-assessor de imprensa Ricardo Kotscho, conselheiros de Lula no meio jurídico cobram pronunciamento público do ex-presidente sobre o julgamento do mensalão e o escândalo que envolve sua ex-assessora Rosemary Noronha. Esse grupo considera vital a defesa do "legado institucional" lulista, enfatizando a contribuição de seu mandato para a autonomia do Judiciário e o vigor investigativo da PF, que acaba de desvendar tráfico de influência em agências reguladoras.

Timing Quem conversou com Lula nos últimos dias conta que ele tem acolhido bem a sugestão, mas ainda não tem ideia de como se daria essa manifestação pública -se por meio de nota oficial, vídeo gravado ou entrevista.

Porto seguro Durante evento com cooperativas de catadores, anteontem, o ex-presidente evitou jornalistas, mas falou à TVT, ligada à CUT, sobre e lixo e inclusão social. A emissora não abordou o "Rosegate", tampouco o julgamento do mensalão.

Aqui não A Casa Civil nega que José Weber Holanda, ex-adjunto da AGU investigado na Operação Porto Seguro, tenha atuado na formatação da Medida Provisória que vai detalhar o pacote de concessão dos portos, que o governo lança semana que vem.

Despacho... Ao contrário das outras duas adjuntas de Luís Inácio Adams, a agenda oficial de Weber Holanda não era divulgada pelo órgão. Era a única autoridade da AGU não submetida às regras da transparência.

...interno Nas agendas oficiais da Casa Civil consta uma única audiência, em agosto, com o secretário-executivo adjunto, Gilson Bittencourt, para tratar de ações relativas a crédito rural.

Verão passado Na Codesp, empresa que administra o porto de Santos na qual atuou como conselheiro, o ex-diretor da ANA Paulo Vieira era conhecido pela alcunha de "Paulo Maluco".

De volta Um dos principais acusados de envolvimento na máfia dos sanguessugas, que envolvia fraudes no Orçamento, o deputado Nilton Capixaba (PTB) foi designado coordenador da bancada de Rondônia na definição de emendas para 2013.

Importado O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), escolheu o atual secretário de Finanças de Gilberto Kassab (PSD), Mauro Ricardo, para a Secretaria da Fazenda da capital baiana.

Portfólio Ex-assessor de José Serra no Bandeirantes, Ricardo é conhecido pelo rigor na arrecadação. Idealizou as notas fiscais paulista e paulistana, vitrines das gestões tucano-kassabistas.

Magic Kingdom Enquanto o PSDB nacional iniciará, segunda-feira, o debate acerca de sua "refundação" com prefeitos eleitos, Serra tem outros planos. Vai passear com os netos pelos parques temáticos da Disney.

De saída Chefe da Casa Civil de Geraldo Alckmin, Sidney Beraldo tem data para deixar o governo paulista: tomará posse como conselheiro do TCE-SP no dia 18. Um dia antes terá que se desincompatibilizar da secretaria.

A regra... O governador fez chegar a seus assessores que exigirá que o novo titular da articulação política não seja candidato em 2014. A cláusula fortaleceria João Carlos Meirelles, que coordenou a campanha presidencial do tucano em 2006.

... é clara Ante o movimento, os secretários Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano), Julio Semeghini (Planejamento) e Silvio Torres (Habitação), todos deputados, sinalizaram que aceitariam abrir mão da reeleição caso ocupem o posto.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA

tiroteio
"Será que Felipão está tão desatualizado sobre futebol como está sobre o BB? Pressão por resultado é o que mais se vê nas agências."

DO PRESIDENTE DA CUT, VAGNER FREITAS, sobre o técnico da seleção ter insinuado que o trabalho de funcionário do Banco do Brasil é livre de pressões.

contraponto

Salvos pelo gongo


Os ministros Gleisi Hoffmann, Aloizio Mercadante, Edison Lobão e Ideli Salvatti explicavam, no Palácio do Planalto, o veto parcial da presidente Dilma Rousseff ao projeto que redistribui os royalties do petróleo. Um repórter perguntou a opinião do governo sobre o crescimento de 0,6% do PIB no terceiro trimestre, abaixo da expectativa do mercado. Titular da Educação, Mercadante saiu em socorro do grupo e despistou:

-Você está perguntando para os ministros errados. Neste governo é cada macaco no seu galho!

Os demais riram, aliviados, e encerraram a entrevista.

Nenhum comentário: