sexta-feira, dezembro 14, 2012

Ele quer falar - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 14/12


Preso na Operação Porto Seguro, o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira não cogitou realizar uma delação premiada, mas quis prestar depoimento à Justiça para explicar a sua versão dos fatos. No entanto, foi dissuadido pelos advogados de defesa. Agora, com a saída de Pierpaolo Bottini do caso, advogados de outros envolvidos no escândalo afirmam que Viera estaria disposto a mudar de estratégia, o que tem preocupado os demais personagens.

Sigiloso A Polícia Federal encaminhou ao STF e ao Ministério Público sub-relatório com informações para embasar o pedido de novas investigações decorrentes da Operação Porto Seguro sobre autoridades com prerrogativa de foro no Supremo ou no STF. Quem viu a papelada diz que o potencial é explosivo.

Digitais Autoridades ainda não investigadas no escândalo têm demonstrado preocupação com o resultado da busca e apreensão realizada pela PF, cuja análise ainda não foi concluída. O temor é que apareçam registros ou imagens de reuniões com membros da quadrilha que ainda não foram divulgadas.

Síndica Ex-ministros que despachavam no escritório da Presidência da República em São Paulo relatam casos em que tinham de enfrentar cara feia da ex-chefe de gabinete Rosemary Noronha para usar o espaço. Houve ocasiões em que ela negou acesso.

Prozac A amigos, Rose tem dito estranhar as análises segundo as quais estaria descontrolada. Diz que está tensa, mas sob controle. No inquérito, a PF usa só uma palavra para descrever seu estado emocional durante a busca e apreensão: nervosa.

Vendida Ideli Salvatti (Relações Institucionais) não foi avisada que o líder Jilmar Tatto (PT-SP) moveria céus e terras para convidar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para depor na comissão de inteligência do Congresso sobre a lista de Furnas.

Deixa assim Diante do fato consumado e com Dilma Rousseff ainda viajando, o Planalto avaliou que uma movimentação para reverter o convite a FHC poderia trazer mais desgaste. Por isso, a ordem por ora é não envolver o palácio nesse assunto.

Luz... Durante a votação da MP do setor elétrico anteontem, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), relator do texto, manobrou para que fosse reaberto prazo para empresas aderirem ao plano que barateará a conta de luz e renovará as concessões.

... no fim do túnel Da Europa, Dilma ligou diversas vezes para o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e para ministros para saber como estavam as negociações, e avisou que só aceitaria conceder mais tempo se a Cemig pedisse publicamente, o que não ocorreu.

Condição Na conversa de hoje com Vladimir Putin, Dilma vai anunciar a compra de 12 helicópteros para a Aeronáutica. Em troca, espera ter a garantia de que não haverá bloqueio à carne brasileira, ameaçada de boicote depois do registro da doença da vaca louca no Paraná.

Pacote Piada que circulou ontem nos bastidores do governo, depois de a presidente anunciar que pretende construir mais 800 aeroportos regionais: "E depois teremos também o programa Meu Jatinho, Minha Vida"?

Visita à Folha Rogério Melzi, presidente do Grupo Estácio, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de João Luis Barroso, diretor de Desenvolvimento e Relações Corporativas, e de Cintia Moraes Marin, gerente de Comunicação.

Tiroteio

"Me preocupa se, na presidência do STF, Joaquim Barbosa imprimirá ritmo de showman, como fez quando era só ministro."

DO GOVERNADOR CID GOMES (PSB-CE), criticando a atuação do ministro como relator do mensalão durante o julgamento do processo na corte.

Contraponto

Nada a declarar

Durante depoimento à Câmara do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) para explicar a Operação Porto Seguro, na semana passada, o deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) relatou aos colegas que Anthony Garotinho (PR-RJ) divulgara que a ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha teria transportado uma mala diplomática com 25 milhões de euro.

Presente à sessão, o deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) brincou:

-O senhor está equivocado! Aquilo era mala de mulher: cheia de lingerie!

Nenhum comentário: