terça-feira, dezembro 25, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“É preciso dar uma demonstração de força”
Ex-ministro José Dirceu sobre o PT fazer manifestações pró-mensa-leiros, em fevereiro


DILMA AVALIA MUDANÇA DE COMANDANTES MILITARES

Nem mesmo o almoço de confraternização, semana passada, fez a presidente Dilma mudar de ideia. Ela examina mudar os comandantes militares, que estariam muito desgastados nas respectivas forças. Segundo fonte do Ministério da Defesa, trata-se de “fadiga de material” ou de imagem. Cada vez mais solados, os chefes das três forças se mantêm distantes até mesmo dos respectivos alto comandos.

SÃO IGUAIS

Assim como FHC ofendeu um grupo de aposentados, Lula usou a mesma expressão – “vagabundos” – para insultar seus críticos.

EM DEFESA DO MP

Já tem 7,5 mil assinaturas a petição do senador Pedro Taques (PDT-MT), no site Avaaz, contra proibição de o Ministério Público investigar.

JÁ VIU COMO É

O palhaço e deputado Tiririca (PR-SP) não planeja a reeleição em 2014: “A Câmara toma muito tempo, e estou com saudade dos palcos”.

MERECE CPI

A estatal Infraero gastou R$ 219 mil na instalação de lonas de terceira no aeroporto de Palmas (TO).

CADE REFERENDA O CARTEL DAS EMPRESAS AÉREAS

Tem algo errado no mundo do Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, do Ministério da Justiça. Encarregada de combater cartéis, por ser prejudicial à livre concorrência, o Cade tem aprovado fusões de empresas aéreas. A Gol absorveu a Webjet e a Azul, a Trip. E nós, consumidores, absorvemos os custos absurdos das passagens aéreas, reféns de um cartel paradoxalmente referendado pelo Cade.

NEM AÍ

Como não precisa comprar passagens aéreas, a presidente Dilma parece ignorar a imparável e crescente exploração das empresas áreas.

MÃOS AO ALTO

Além de esfolar a clientela, cobrando tarifas siderais, as empresas aéreas exigem até R$ 1 mil por reagendamento de viagens marcadas.

PAU A PAU

PSD e PSDB disputam a primeira secretaria, considerada prefeitura da Câmara. Cada partido tem 51 deputados.

‘IDELIODUTO’

O deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA) denuncia criação do ‘mensalão oficial’, com a utilização de verba pública das emendas parlamentares para comprar votos: “Agora não é mais Valerioduto, é Idelioduto”.

EMBARAÇO POLÍTICO

Para o presidente do PSDB de Minas, Marcus Pestana, o governo “deu mais uma prova de inaptidão e incompetência” no embaraço sobre a votação dos royalties: “Ser presidente é saber gerenciar conflitos”.

QUALQUER SEMELHANÇA...

“A presidenta sente especial aversão pelos diplomatas de carreira. Confia apenas num grupelho, os únicos que fazem sua vontade sem discutir, seja ela qual for”. A frase não é de brasileiro, mas de Joaquin Morales Solá, do jornal La Nación, sobre a agentina Cristina Kirchner.

PETRÓLEO LOTÉRICO

O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) ironiza a posição do Rio de Janeiro e do Espírito Santo quanto aos royalties de petróleo: “O cidadão ganha parte da loteria por morar na frente da lotérica...”

AS CONDIÇÕES

A bancada do PDT anunciou apoio ao líder do PMDB, Henrique Alves (RN), ao comando da Câmara. Em troca, quer orçamento impositivo, votação obrigatória dos vetos e distribuição proporcional de relatorias.

PRERROGATIVA DO STF

Para o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, a decisão do Supremo de cassar o mandato dos réus do mensalão não invade as prerrogativas da Câmara: “Se há divergência na Constituição, cabe ao STF decidir”.

VAI DANÇAR

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) acredita que o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), precisa mudar urgentemente a estratégia de governo, sob pena de “dançar novamente em 2014”.

AÇÃO, REAÇÃO

Novo líder do bloco da Minoria, Nilson Leitão (PSDB-MT) planeja turbinar a atuação da oposição: “O governo não é nem um pouco bonzinho com a gente, por que precisamos ser com eles?”, questiona.

NOME É DESTINO

No mundo da fantasia de Guido Mantega, só podia se chamar Walter Disney o superintendente de administração do seu ministério, no DF.


PODER SEM PUDOR

A PAZ DAS GREVES

No começo dos anos 1980, um repórter encontrou Magalhães Pinto, velha raposa, e foi logo puxando conversa:

- Tudo bem em Minas, deputado?

- Minas está calma, em paz.

- E as greves de motoristas, comerciários, funcionários, todo mundo?...

- Pois é, meu filho, por isso mesmo. Minas está calma. Está tudo parado, tudo fechado. Tudo em paz.

Nenhum comentário: