sexta-feira, dezembro 21, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Quem decide local da prisão é juiz e não uma autoridade política”
Ministro Joaquim Barbosa, sobre a nova bravata de Marco Maia, de abrigar meliantes


MENSALEIROS MANOBRAM PARA CONCLUIR MANDATOS

Apesar da decisão da Supremo Tribunal Federal de cassar os mandatos e suspender os direitos políticos dos deputados condenados no escândalo do mensalão, os advogados de João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) estão confiantes que eles permanecerão parlamentares até o fim. Além disso, a decisão de 5x4 possibilitaria medidas protelatórias junto ao STF.

JOGADA

A defesa acredita que o julgamento do mensalão só será concluído no fim de 2013. Os mandatos dos deputados acabam em janeiro de 2014.

VAI, CURÍNTIA!

Desde segunda-feira, a ministra Miriam Belchior (Planejamento) despacha com discreto broche do Corinthians enfeitando-lhe a lapela.

NÃO DESISTE

Luiz Inácio Adams (AGU), acredite, continua em campanha para ocupar a honrada cadeira de Ayres Britto no Supremo Tribunal Federal.

SEM NOÇÃO

Projeto do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pretende mudar o lema da bandeira brasileira para “Ordem, Progresso e Amor”.

DE OLHO EM 2014, DILMA APRENDE LIÇÕES DE POLÍTICA

A presidente Dilma Rousseff surpreendeu ministros e líderes da base aliada com inusitado bom humor e postura política, ontem, durante o coquetel de fim de ano que ofereceu no Palácio da Alvorada. Em discurso rápido, ela agradeceu pelo empenho este ano, ofereceu brinde especial ao presidente do Senado, José Sarney, e elogiou os ministros, que “passaram noites mal dormidas com suas cobranças”.

TEMPOS SÃO OUTROS

No PT, lideranças avaliam que, com a pressão pelo retorno de Lula, Dilma já começou a “suavizar no trato” em busca de apoio para 2014.

NUNCA ANTES...

O líder do PR, Lincoln Portela (MG), afirma que “esse coquetel com a Dilma foi o mais light que já participei; suave, tranquilo”.

DILMINHA PAZ E AMOR

Henrique Alves (PMDB) chegou uma hora atrasado no evento e contou que estava em campanha: “Faz bem. Está perdoado”, disse Dilma.

MINHA CELA, MINHA VIDA

Após a garantia de direito de voto a detentos, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) apresentou projeto oportunista fazendo da cadeia hotel 5 estrelas. Prevê banho quente e frio, calefação, academia, xampu etc. A bandidagem cometeria crimes só para garantir a mordomia.

OUSADIA DE ATIVISTA

O deputado Jean Wyllys (PSB-RJ), ativista gay, chamou Bento 16 de “hipócrita” com “potencial genocida” no dia da estreia do papa no Twitter. Católicos reagiram, mas ele garante que não haverá retratação.

FATO RARO

O governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), reuniu ontem o secretariado para fazer um balanço. Foram só três reuniões em dois anos, incluindo a inicial, na posse. E a primeira reunião do tipo de vários secretários.

CAMPO MINADO

Se o caso é de polícia para quem precisa, o abestado presidente da Câmara, Marco Maia, pode contar com a Polícia Legislativa para tentar impedir o cumprimento de eventual mandado de prisão de meliantes condenados no mensalão. Mas a PF agiria antes, com certeza.

TÔ FORA

Gerson, canhotinha de ouro, não viajará a Brasília, nesta sexta, para a homenagem do Ministério da Previdência aos craques aposentados. Tem pavor de avião. Não voa nem mesmo amarrado à poltrona.

MORENO DE ANGOLA

Depois das trapalhada$ com a aérea TAP, os portugueses estão encafifados com o misterioso grupo angolano Newshold, sediado no Panamá, interessado na privatização da estatal de comunicação RTP.

TURISMO DO PMDB

O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), diz que o partido na Câmara “está muito satisfeito com o Ministério do Turismo”, e que “em nenhum momento discutiu com o governo a troca ou substituição de pastas”.

LÍDER PROFISSIONAL

O deputado Bernardo Vasconcelos (PR-MG) deixou Sandro Mabel (PMDB-GO) sem graça. Em um evento, acusou-o de trocar cargos por apoio: “Eu sei como se ganha eleição, e você é líder profissional”.

PENSANDO BEM...

...condenados no processo do mensalão torcem para que o ministro Joaquim Barbosa, nesta sexta-feira, decida adiar o fim do mundo.


PODER SEM PUDOR

TUCANO QUASE PETISTA

Ao ser informado por um assessor que o então ministro de FHC José Serra estava a caminho do plenário, o deputado tucano Alberto Goldman (SP) deu de ombros. "Do jeito que a coisa está, prefiro ir para ali", disse, apontando um grupo de petistas ilustres, como Paulo Delgado (MG). Aproximou-se deles e afirmou, às gargalhadas:

- Quero treinar para ser da base de sustentação do governo do PT!

Goldman depois seria vice José Serra, em São Paulo, e até hoje é tucano de alta plumagem. E continua detestando e detestado no PT.

Nenhum comentário: