segunda-feira, dezembro 10, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO


Retorno ao PDT pode ser o plano B de Dilma



Irritada com a interferência de “lulistas” em seu governo, com a falta de solidariedade de muitos deles e o desgaste provocado pelas denúncias de “malfeitos” que não lhe pertencem, a presidenta Dilma já segredou a interlocutores próximos que no futuro pode considerar seu retorno ao PDT como uma espécie de “plano B”. Seu ex-marido e amigo Carlos Araújo já voltou ao partido de Leonel Brizola, ídolo dele e da ex-mulher.


‘Olheiro’

Ex-assessora de Leonel Brizola (fazia um resumo diário do noticiário para ele), Dilma quer seu ex testando a aceitação de sua refiliação.


Limpeza

Num gesto de assepsia política, Dilma fez de Brizola Neto ministro do Trabalho para ajudá-lo a destituir o presidente da sigla, Carlos Lupi.


Apoio explícito

A pedido de Brizola Neto, Dilma apóia o deputado João Dado (SP) para líder do PDT, contra o atual, André Figueiredo (CE), ligado a Lupi.


Negociação

O Planalto cancelou a liberação de todas as emendas parlamentares do PDT, inclusive as já empenhadas. A ordem agora é negociar.


Briga na ECT pode levar Gabas à sua presidência

A presidência dos Correios e Telégrafos (ECT) poderá ser finalmente entregue a Carlos Eduardo Gabas, que a presidenta Dilma queria no cargo desde o primeiro momento, mas o manteve na Previdência, como secretário-executivo, a pedido do ministro Garibaldi Alves. Ligado ao PT de Campinas (SP), Wagner Pinheiro vive para desafiar o ministro Paulo Bernardo (Comunicações), a quem é subordinado.


Mandou, não chegou

A disputa entre Pinheiro e Paulo Bernardo levou à divisão da diretoria de Operações em duas. É por isso que o Sedex não chega na hora.


Especialista

Primeiro servidor de carreira a chegar a ministro da Previdência, Carlos Gabas, expert em gestão pública, tem Dilma entre seus admiradores.


Grude

Louco para ser candidato do PMDB ao governo paulista em 2014, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, não sai da cola do vice Michel Temer.


Vida que segue

Indiciado há dias pela PF por “acertos” cabeludos com Rosemary Noronha, Paulo Vieira só pediu demissão da Agência Nacional de Águas na quarta (5). A exoneração “a pedido” deixa livre a volta dele.


Ganha quem pode

Ainda repercute na Agência Nacional de Aviação Civil os R$170 mil de auxílio-moradia à filha de Rosemary Noronha, Mirelle, que morava em São Paulo. Não é exceção: apadrinhados são transferidos para a sede no Rio, deixando concursados locais à deriva. E o contribuinte, ó...


Treino para 2014

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador Aécio Neves (PSDB), cujas gestões como governadores receberam aprovação recorde, participarão de painel de debates sobre “cenário brasileiro” no Congresso de Gestão Pública Municipal, quarta (12).


Na tomada

Elétricas que discordaram da Eletrobras para defender acionistas e não quebrar no “saco de bondades”, lembram o célebre ditado de Margaret Thatcher: “o socialismo acaba quando termina o dinheiro dos outros.”


Overbooking

Elifas Andreato, gigante das artes, pagou para viajar na fila da saída de emergência da TAM, de Congonhas (SP) para Brasília, mas outro se aboletou no lugar. É a TAM fazendo overbooking de “assento conforto”.


Pesquisa no DF

Pesquisa do instituto O&P Brasil no DF, entre 24 e 27 de novembro, mostra a aprovação do governo Dilma por 54,4% dos entrevistados (em março eram 47,4%). Outro petista, o governador Agnelo Queiroz, está mal na fita: 70,3% o desaprovam (em março, eram 65,3%).


Virou suco

Os dados são do ministério do Desenvolvimento Econômico do ministro Fernando Pimentel: maior exportador mundial de suco de laranja, o Brasil perdeu 21,9% do comércio entre novembro de 2011 e 2012.


Nova frente

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) fará café da manhã esta semana para os colegas insatisfeitos com seus partidos, que planejam criar frente parlamentar para pressionar a votação de projetos engavetados.


Pensando bem...

...com os mandatos mantidos, mensaleiros condenados deveriam “trabalhar” na Câmara dos Deputados com pijama listrado e bola no pé.

Poder sem pudor

Burro esperto

Com fama de carrancudo, até pela paternidade do Ato Institucional nº (AI-5), que instaurou a ditadura no Brasil, o general-presidente Arthur da Costa e Silva tinha momentos de bom humor. Ao final do expediente, vez por outra convidava auxiliares próximos para uma rodada de uísque em seu gabinete, no Planalto, e perguntava: “Qual a última piada a respeito da minha burrice?” Os assessores, claro, desconversavam, e ele próprio tratava de contar uma delas. Depois, batia a mão enorme sobre sua mesa para sublinhar, dando risada:

- Eles são gênios, mas quem está sentado aqui sou eu, o burro!

Nenhum comentário: