sábado, dezembro 22, 2012

Cenas deprimentes e hilárias - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 22/12


As assessorias do Planalto e do governo de Minas Gerais travaram ontem, no Mineirão, a guerra das placas. O governo mineiro fez uma placa de inauguração apenas com os nomes do governador Antonio Anastasia e do senador Aécio Neves. A turma da Presidência bateu pé. Uma nova placa foi feita com os nomes de Anastasia, da presidente Dilma e do prefeito Márcio Lacerda. Sem Aécio.

Governo Dilma recua
A oposição já estava ameaçando recorrer ao STF, caso o Planalto optasse por votar o Orçamento 2013 na Comissão Representativa do Congresso. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), estava confiante: "Vamos votar, inclusive com aumento para o Judiciário" O relator do Orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), justificava: "Não podemos paralisar os investimentos públicos por três meses. Não podemos engessar o PAC e as estatais" Mas muitos aliados esperneavam. Por fim, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) informou aos líderes que o Planalto tinha feito a opção de deixar a votação do Orçamento para fevereiro.

"Aprovar o Orçamento na Comissão Representativa do Congresso é um acinte. Era uma pernada que se pretendia dar na liturgia do Parlamento"
Bruno Araújo Líder do PSDB (PE) na Câmara dos Deputados
Promessa e suspense
A base governista está calma. Os líderes aliados garantiram que, nos dias 26 e 27 de dezembro, os ministérios liberam as emendas parlamentares. Nesta semana, só foram liberados recursos destinados a obras e programas do PAC.

Luta interna
O presidente da CCJ da Câmara, Ricardo Berzoini (PT-SP), está apoiando o nome de Alessandro Molon (PT-RJ) para sucedê-lo no comando da Comissão. Mas a tendência "Construindo Um novo Brasil, do líder José Guimarães (PT-CE), está apostando no deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que perdeu a disputa interna pela vice da Casa.

Diz que diz que
A despeito das negativas oficiais, o que se diz na bancada do PR é que Valdemar Costa Neto (SP), condenado pelo STF no processo do mensalão, está apoiando a candidatura de Anthony Garotinho (RJ) para líder do partido na Câmara.

Gesto de solidariedade
O grupo de independentes da CPI do Cachoeira, formado pelos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) e pelo deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), levou o relator derrotado, Odair Cunha (PT-MG), para jantar na noite de terça-feira. No encontro, conversaram sobre a criação de "uma frente suprapartidária que respeite os valores republicanos"

Harmonia dos Poderes
Os petistas não foram os únicos que festejaram a decisão do presidente do STF, Joaquim Barbosa, de não decretar a prisão dós condenados no mensalão. O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), comentou: "Seria o fim do mundo"

Correndo atrás
A CNI concluiu a pesquisa Competitividade Brasil 2012. Ela revela que o Brasil, em relação a 13 países com nível de desenvolvimento semelhante, possui a infraestrutura portuária e de transporte aéreo menos competitiva.

O PDT decidiu que, se o governo insistisse em votar o Orçamento 2013 na Comissão Representativa, ele iria apoiar a ação da oposição no STF.


Nenhum comentário: