terça-feira, dezembro 04, 2012

Café com leite - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 04/12

Aécio Neves evitou assumir publicamente ontem sua candidatura à Presidência, mesmo após apelos de FHC e Sérgio Guerra, porque pretende fazer consulta protocolar a Geraldo Alckmin sobre suas pretensões em 2014. Ciente da necessidade de antecipar a largada da corrida eleitoral, o senador mineiro não quer melindrar o PSDB paulista, mas deverá se atirar na disputa pelo Planalto tão logo o governador sinalize que sua intenção é a de pleitear novo mandato em São Paulo.

Horário nobre Apesar da festa para lançar Aécio ontem, aliados cobram do senador mais vigor no embate com o PT. "Quem aparece no 'Jornal Nacional' para criticar esses escândalos todos é o Álvaro Dias", diz um grão-tucano, referindo-se ao paranaense, que pretende submeter seu nome a eventual prévia.

Não se vá Alckmin fez aceno a Gilberto Kassab, em namoro com o PT, e consultou Guilherme Afif sobre a perspectiva de reedição da aliança com o PSD em 2014. Emissários fizeram chegar ao vice que a sigla pode ter mais espaço no secretariado. O governador teme conviver com um opositor no Bandeirantes.

Classificados Desalojado da Secretaria de Desenvolvimento na gênese do novo partido de Kassab, Afif dirige o comitê de PPPs. Embora o prefeito paulistano desconfie do gesto de Alckmin, o vice-governador prefere evitar ruptura precoce com o PSDB.

Onde pega Em conversas reservadas, Alckmin lembra que seu vice pilota uma rede de associações comerciais instalada em 400 cidades.

Rodízio A um mês do término de seu mandato, Kassab trocou 13 dos 31 titulares das subprefeituras.

Mosaico Dirigentes das correntes Mensagem ao Partido e CNB saíram frustrados de encontros com Fernando Haddad ontem. As alas petistas se dizem subrepresentadas no primeiro escalão.

Minha casa... A família de Rosemary Noronha é dona de dois imóveis da Bancoop na Mooca. Além do apartamento a que ela se referia em email com Paulo Vieira sobre prestação atrasada, seu irmão Edson Lara Nóvoa tem outro no mesmo condomínio.

... minha vida O empreendimento da Bancoop na Mooca tem entre os proprietários outros petistas notórios, como o antecessor de Rose no escritório da Presidência em São Paulo, José Carlos Espinoza, e Osvaldo Bargas, ambos personagens do escândalo dos aloprados.

Assembleia Associações de mutuários da Bancoop marcaram reunião no Ministério Público para pedir investigação sobre pagamento de prestações de Rose.

Proveta Peemedebistas que acompanharam o processo de indicação do petista Mauro Hauschild para o INSS relatam que Renan Calheiros (PMDB) apenas acolheu pedido do ministro José Dias Toffoli, do STF, ao presidente do Senado, José Sarney.

Liturgia 1 Colegas de Luiz Fux no STF esperam que o ministro use a sessão de turma, hoje, para explicar detalhes dos encontros com próceres petistas que admitiu à Folha ter tido durante sua campanha pela nomeação.

Liturgia 2 Pegou mal principalmente Fux atribuir sua proximidade com o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci a uma decisão que proferiu quando era do STJ.

Buracos Sem eleições em 2013, despencou o volume de emendas apresentadas ao Orçamento para obras em estradas. Foram R$ 12 bilhões propostos em 2012. Para o próximo ano, os aditivos para o Ministério dos Transportes somam R$ 5,6 bilhões.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA

tiroteio

"Eu me recusei a apoiar candidatos 'laranjas' do PSDB. No meu caso, a direção do partido pode ganhar tempo. Peço para sair antes."

DO SECRETÁRIO EDSON APARECIDO (DESENVOLVIMENTO METROPOLITANO), sobre o pedido de expulsão por "infidelidade" na comissão de ética tucana.

contraponto

Laços de família

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participava de evento com jornalistas internacionais que farão a cobertura da Copa das Confederações quando foi perguntado por um norte-americano sobre qual seleção deverá ganhar a Copa de 2014.

Depois de reafirmar que acreditava no título brasileiro, o ministro relembrou o episódio de 1950, quando o Brasil perdeu para a seleção uruguaia em pleno Maracanã.

-Perder para o Uruguai foi como perder para um irmão mais novo. Podia ser pior. Se fosse para a Argentina, seria como perder para o cunhado.


Nenhum comentário: