domingo, dezembro 09, 2012

Barriga de aluguel não - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 09/12


A presidente Dilma garantiu a presidente Cristina Kirchner, durante encontro bilateral anteontem, que o Brasil vai ajudar a Argentina. Mas impôs condições para a abertura de linhas de crédito do BNDES. Dilma advertiu que o Brasil não aceitará que a Argentina se comporte como um entreposto da indústria chinesa de carros, calçados e de produtos têxteis. Xeque mate!

‘É a Dilma, estúpido!’
O PSDB vai mudar sua linha de combate. Na noite de quinta-feira, na casa de Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), para 30 deputados tucanos, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que “o nosso foco não pode ser mais o ex-presidente Lula, temos que bater na presidente Dilma, pois ela é a candidata à reeleição”. Ele explicou porque não assumiu a candidatura à presidência da República, demonstrando desconforto com a iniciativa do ex-presidente FH. “Sigo os ensinamentos de Tancredo Neves. Ele dizia que reunião é para homologar o que já está decidido. Jamais assumiria sem combinar antes com o Serra, o Alckmin, e os demais governadores.

“Nesse mercado mundial somos como peixes pequenos que a força das correntes levam. Por isso, temos que nadar juntos, como um cardume”
José Mujica
Presidente do Uruguai


Gilmar no DEM?
O senador Julio Campos (MT) convidou o ministro Gilmar Mendes (STF), na foto, para se filiar ao DEM e concorrer ao governo do Mato Grosso em 2104. Campos relatou à executiva do partido que tinha feito o convite e que ele fora bem recebido pelo magistrado. "Ele me respondeu: 'Já fiz de tudo na minha vida. Já fui presidente do STF. Quem sabe?'”

Inferno astral
O inferno astral do ministro Luís Inácio Adams (AGU) ainda não acabou. Persiste apreensão no Planalto com o inquérito da Operação Porto Seguro, que está sendo analisado com lupa. Há preocupação com mais pareceres suspeitos.

Homenagem
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência concedeu ao bispo Dom Pedro Casaldáliga o Prêmio Direitos Humanos 2012. Foi escolha pessoal da ministra Maria do Rosário, por sua luta em defesa dos índios e dos mais pobres.

Devagar com o andor que o santo...
Muita descontração na reunião em que o DEM fechou o apoio à candidatura do líder do PMDB, Henrique Alves (RN), à presidência da Câmara. Empolgado Henrique dizia: “Precisamos mudar a imagem da Câmara, inclusive trabalhar às segundas-feiras...” . Ele não concluiu a frase. O deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) o atalhou: “Agora você tá complicando!”. Gargalhadas.

Resgate simbólico
O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) pediu ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que, a exemplo da Câmara, sejam restituídos os mandatos dos senadores cassados pela ditadura. Ele citou: “Marcello Alencar e Aarão Steinbruck”.

Maioria absoluta
A corrente Movimento PT decidiu não apresentar candidato a presidente do partido. Vai se aliar à CNB para reeleger Rui Falcão. As duas tendências garantem maioria absoluta do diretório petista.

A presidente Dilma vai se encontrar segunda-feira, em Paris, com o ex-presidente Lula. No dia seguinte, participa de fórum do Instituto Lula.


Nenhum comentário: