sábado, dezembro 15, 2012

Arrocho já - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 15/12

A presidente Dilma pediu ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que vote a nova Lei Seca semana que vem. Sua intenção é sancioná-la imediatamente após a aprovação. Dilma quer que a nova lei, mais rigorosa que a atual, seja aplicada nas festas de Natal e de Ano Novo. Ela determinou ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) que articule a realização de blitz em todo o país.

Ei, você aí, me dá um dinheiro...
Os parlamentares da base do governo estão com os nervos à flor da pele. Ocorre que em sete de dezembro o governo fechou o Siafi e eles estão sem notícias sobre a liberação das emendas parlamentares até agora. Ontem, o governo abriu o sistema para obras do PAC. No ano passado, o governo liberou PAC e emendas parlamentares. Este ano, por causa da crise, só PAC. Os líderes estão de plantão, em Brasília, pedindo providências para a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). As assessorias parlamentares dos ministérios e os funcionários que liberam os recursos estão tensos também. Faltam apenas oito dias úteis para fechar o ano.

“Hoje (sexta-feira)
comemoramos nove anos da expulsão do PT. Orgulho deter sido expulsa pelos mensaleiros!”
Luciana Genro Dirigente do PSOL-RS

O petróleo é nosso
No encontro em Moscou, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, falou o que a presidente Dilma queria ouvir. A estatal russa Gazprom vai investir, a partir do ano que vem, US$ 1 bilhão na exploração de petróleo no Rio Solimões (AM).

Articulação
O ministro Luiz Fux (STF) vai se posicionar sobre o primeiro mandado de segurança pedindo para suspender a votação do veto dos royalties. Ele foi impetrado, na noite de quarta-feira, pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o deputado Leonardo

Picciani (PMDB-RJ). Seu texto foi preparado pelo chefe da Casa Civil do Rio, Régis Fichtner.
Cidinha no governo Cabral
O governador Sérgio Cabral (PMDB) vai ampliar o cacife do PDT em seu governo. Para isso, vai criar uma nova secretaria, a de Defesa do Consumidor. No dia 1º de fevereiro, a deputada Cidinha Campos (PDT) assumirá a nova pasta.

De olho na Copa do Mundo
Os administradores do Castelão romperam o pool dos donos de estádios e fizeram um acordo com as operadoras de celular para ampliar a capacidade de recepção e transmissão de fotos, filmes e mensagens da nova “Arena”. Amanhã, a presidente Dilma e o governador Cid Gomes (CE) não vão ficar isolados do mundo na inauguração do estádio com um show de Raimundo Fagner.

PSB sai do governo Agnelo
O PSB pulou fora do governo Agnelo Queiroz (PT), no Distrito Federal. Mas seu secretário do Turismo, Luiz Otávio, que fora indicado pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSDB-DF), decidiu permanecer e ainda rasgou sua ficha de filiação.

Ministro simpatia
O ministro Gastão Vieira (Turismo) fez do limão uma limonada. A pasta proibiu liberar emendas para pagar artistas e bandas. Mas permitiu que os parlamentares a trocassem por gastos em obras de infraestrutura e já liberou R$ 600 milhões.

A PRESIDENTE DILMA decidiu passar o Natal em Brasília com a família. Na semana do Ano Novo, passará uns dias na Base de Aratu, na Bahia.

Nenhum comentário: