quinta-feira, dezembro 06, 2012

A tunga dos royalties - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 06/12


Numa reunião de portas fechadas, ontem, na Câmara, Arlindo Chinaglia, líder do governo, mostrava preocupação com a possibilidade de a tunga dos royalties do Rio ir parar no STF:
— Se cai na mão do (ministro Luiz) Fux ( ... ). Ele é guitarrista e adora exibir os músculos nas praias... Imagina o que iria fazer se tivesse uma liminar dessas nas mãos?
É. Pode ser.

Acabou em samba
Noca da Portela, que faz 80 anos dia 12 agora, está compondo um samba em homenagem a Joaquim Barbosa.
Espera cantá-lo no réveillon do Feitiço Mineiro, reduto da esquerda em Brasília. O sambista vai animar a virada para 2013 na casa.

Coisa civilizada
O petista Jaques Wagner vai levar ACM Neto, prefeito de Salvador, a uma audiência com Dilma, hoje, às 16h, no Palácio do Planalto.
É a primeira vez na política da Bahia que um governador faz isso com um prefeito de oposição (no caso, do DEM).

Sobrou para o BMG
A 2ª Vara Empresarial do Rio estendeu ao empresário mineiro Flávio Pentagna Guimarães, do BMG, os efeitos da falência da centenária Cia. Têxtil Ferreira Guimarães.
A indústria tem quatro fábricas produtoras de fios, tecidos e beneficiamento.

Morte súbita
“The casual vacance”, primeiro romance adulto de J. K. Rowling, a autora de Harry Potter, será lançado no Brasil, como se sabe, com o nome de “Morte súbita”, pela Nova Fronteira. Mas pode dar problema.
É que o título, já registrado e anunciado, batiza o novo romance do gaúcho Marcelo Bakes, que vai sair pela Companhia das Letras em 2013.

Memórias do cárcere
Nesta semana do Dia Internacional de Direitos Humanos, de ontem até segunda, parentes e amigos dos mortos e desaparecidos na ditadura homenageiam os que se foram para nunca mais com fotos no Facebook.
Em vez de suas imagens, põem a de um desaparecido. Há um site para copiar as fotos: desaparecidospoliticos.org.br.

Al-Jazeera no morro
A invasão de gringos nas favelas pacificadas do Rio virou reportagem de 2 minutos e 44 segundos na TV Al-Jazeera.
Uns falam da bela vista para o mar, e até Ignacio Cano, o sociólogo da Uerj, é ouvido sobre o fenômeno. Assista em http://goo.gl/0XdJX.

Mr. Da Viola
O “New York Times” cobriu de elogios o show do nosso Paulinho da Viola no Carnegie Hall.
Tratado como “Mr. Da Viola, ágil e elegante aos 70 anos”, Paulinho, segundo o jornalão americano, “ronronou sua música serena” no palco, como “um mensageiro do samba de morro na sua forma mais calma”.

Grande hotel
O STJ manteve decisão do TJ-RJ e suspendeu a construção de um prédio de 17 andares na área do Hotel Intercontinental, em São Conrado.
Na ação, moradores do São Conrado Green reclamam da destruição de jardins de Burle Marx e dizem que o espigão tiraria a “vista eterna para o mar”, garantida na compra das unidades, nos anos 1970.

Calma, gente
O casal homoafetivo José Cláudio Quaquio e Márcio Camilo conseguiu autorização do juiz Luiz Olímpio Mangabeira, de Sapucaia, RJ, para oficializar o matrimônio no cartório da cidade, dia 14, às 14h.

Só que...
Alguns evangélicos do município souberam da autorização e fizeram um abaixo-assinado contra a decisão do juiz.
Prometem até passeata para tentar impedir o casamento.

Lado B do Rio
Domingo, por volta de 20h, um menino de 14 anos andava pelo calçadão do Leblon, no Rio, quando foi rendido e agredido por dois assaltantes. Um deles, meu Deus, cravou uma faca no pescoço do garoto. A lâmina se partiu e ficou presa na garganta do menor.
Tudo para levar o celular e a carteira do adolescente.

Rapper x Paes
Paes parece não fazer muito sucesso com a turma do Planet Hemp.
No show de terça, no Barra Music, no Rio, o rapper B Negão pegou o microfone e disparou palavrões contra o prefeito.

NAQUELA MESA
Antônio Callado (1917-1997), João Saldanha (1917-1990), Darcy Ribeiro (1922-1997) e Maysa (1936-1977), grandes brasileiros que deixaram saudade, agora “dividem” uma mesa de botequim em Maricá, RJ. É que a prefeitura pôs no Canal da Cidade estas esculturas em bronze para homenagear os quatro — que, cada um no seu tempo, tiveram casa de praia ali (Maysa, aliás, morreu num acidente de carro quando dirigia para Maricá). A obra é do casal de artistas plásticos Alexandre e Rosaura Shiachticas. Repare que há uma cadeira vazia para quem quiser sentar e tirar fotos 

PARECE, MAS NÃO É
Não é Liza Minnelli no filme “Cabaret”. É a minha, a sua, a nossa linda Guilhermina Guinle de graça nas gravações de “Guerra dos sexos”, a novela da TV Globo. A formosa atriz aparecerá assim no capítulo de logo mais

A DAMA DE VERMELHO
Bebel Gilberto, a cantora filha de Miúcha e João Gilberto que faz o maior sucesso lá fora, posa para fotos que vão ilustrar o encarte de seu novo DVD, gravado ontem em show na Praia do Arpoador 

Ponto Final
No mais... Ciro Gomes, que morou muito tempo no Jardim Botânico, no Rio, poderia convidar seu irmão Cid, que deseja tungar os royalties fluminenses, para ver de perto como os cariocas são hospitaleiros com pessoas de outros estados. O governador avoado pode até trazer a sogra, se quiser, desde que pague a passagem do seu bolso. Com todo o respeito.

Nenhum comentário: