domingo, dezembro 23, 2012

A classe média negra - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 23/12


Estudo sobre a presença de negros e pardos na classe média brasileira, coordenado pelo professor Marcelo Paixão, do Laboratório de Análises Econômicas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais, da UFRJ, mostra uma realidade um pouco diferente da apresentada em documento recente da Secretaria de Assuntos
Estratégicos da Presidência (SAE). Segundo a SAE, a nossa classe média, hoje, tem 50,3% de pretos e pardos, contra 48,9% de brancos.

Porém...
Segundo o estudo, nos escalões mais pobres dessa camada social, os negros e pardos, de fato, são maioria: 62,4%. Já no patamar, digamos, mais rico dessa mesma classe média, somam só 38,7%.
Ou seja, a desigualdade racial só foi superada aparentemente, pois a cor que prevalece na classe média baixa ainda é a de Zumbi dos Palmares.

Rei no Maracanã
Sérgio Cabral convidou Roberto Carlos para cantar no Maracanã, na reabertura do estádio — como Fagner no Castelão, em Fortaleza.
O Rei ficou de confirmar.

Aliás...
Roberto disse a Cabral que a melhor casa de shows para grande público, hoje, no Brasil, é o Maracanãzinho.

Festa no Rio
O paulista José Maria Marin, presidente da CBF, já decidiu: a próxima festa de encerramento do calendário do futebol brasileiro, depois de dois anos em São Paulo, será no Rio.
Já tem data: 9 de dezembro de 2013.

Gil, por Mautner
Jorge Mautner está escrevendo um livro sobre Gilberto Gil.
Meio biografia, meio relato do que viveram juntos.

O médico e o monstro
A Comissão da Verdade abriu uma linha de investigação contra aqueles médicos legistas que forjaram laudos falsos para encobrir mortes sob
tortura nos porões da ditadura.
O caso mais notório é, como se sabe, o do médico Harry Shibata, que escreveu os laudos de Vladimir Herzog e Manuel Fiel Filho.

Mas...
Veja só. Um dos laudos que chegou à comissão, de um médico pouco conhecido, é tão mal feito que pode, quem sabe, ter sido escrito assim de propósito, sem nexo técnico, para um dia ser desmascarado e, enfim, revelar um crime da ditadura.
Este dia chegou.

‘La crisi è grave’
Veja como o governo italiano se socorre até com dinheiro do Brasil para se safar da crise.
O consulado do país do ex-primeiro-ministro Mario Monti, que renunciou sexta, ao emitir passaporte aqui, exige agora uma taxa anual de R$ 100 para manter o documento válido. Paga-se R$ 210 uma vez para obter o passaporte, mais o “pedágio” anual.

Holding de favelas
Celso Athayde vai deixar a direção da Central Única de Favelas para lançar, em 2013, a Fapa (Favela Participações), primeira holding de favelas do país, em parceria com 20 empresas.
Todos os negócios serão voltados para o desenvolvimento das comunidades.

Segue...
Haverá a Favela Produções, para shows e atividades esportivas; a Favela Shopping, que criará nichos de consumo nas comunidades; a Favela Data, de pesquisa; e até a Jungle Comunidade, de lutas de MMA.

Lançará também uma fábrica de móveis, uma agência de publicidade e uma editora, em sociedade com Roberto Feith, da Objetiva.

Rappa 2013
A Warner Music renovou contrato com o grupo Rappa para mais três CDs. O primeiro deve sair em maio.
Calcinha cinza
Acredite. Sexta, naquele frenesi de compras de Natal no Centro do Rio, um camelô chamava atenção pelos produtos expostos em sua banquinha: só calcinhas, todas na cor... cinza.

O danadinho ainda gritava bem alto, numa alusão ao best seller “50 tons de cinza”: “É a aposta do Natal! Elas preferem o cinza!” Que seja feliz.

Nenhum comentário: