quinta-feira, novembro 29, 2012

Traição à vista? - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 29/11

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), foi um dos oradores na festa de aniversário do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), anteontem à noite, que serviu para o lançamento de sua candidatura à presidência da Câmara. A despeito do acordo PT-PMDB para eleger o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), muitos foram os petistas que fizeram questão de participar.

O governo Dilma não tem oposição
O PSDB abdicou de fazer oposição ao governo Dilma. Os tucanos direcionam seus ataques ao ex-presidente Lula ou ao ex-ministro José Dirceu. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) declarou ontem: "Se há uma herança maldita, certamente é do governo anterior. Infelizmente, a presidente Dilma aceitou, sem muitos critérios, indicações ou nomeações feitas pelo governo anterior, e apenas age no momento em que a denúncia ocorre". E o presidente do partido, Sérgio Guerra, cobrou: "É necessário que o ex-ministro José Dirceu exponha ao país a relação de empresas às quais vem prestando consultoria desde que deixou a Casa Civil e foi cassado pela Câmara".

"Existindo uma bancada da Delta na CPI do Cachoeira, ela será agora identificada na votação do relatório final do deputado Odair Cunha
Miro Teixeira Deputado federal (PDT-RJ)

Jogo de cena
O PSB reúne amanhã mais de 400 prefeitos eleitos com o governador Eduardo Campos. Ele será pressionado a assumir a candidatura ao Planalto, mas dirá que o PSB integra o governo Dilma e que é cedo para tratar das eleições de 2014.

Céu de brigadeiro
O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), relator da MP do Setor Elétrico, garantiu ao Planalto sua aprovação. Seus dois argumentos: ninguém vota contra uma MP que reduz o preço da luz para o consumidor; e a direção da Cemig vai ter que explicar aos acionistas que abriu mão de três usinas que dão lucro anual de R$ 1,5 bilhão.

A disputa na bancada do PT
O deputado André Vargas (PT-PR) coletou 43 assinaturas da bancada petista a favor de sua candidatura à vice-presidência da Câmara. Os eleitores são 85 deputados, e seu adversário é o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Tensão e troca de informações
O clima é tenso e de reuniões no Planalto, por conta da Operação Porto Seguro. A presidente Dilma embarcou ontem de manhã para a Argentina, mas passou a viagem ao telefone com a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil). A ministra, o chefe de gabinete Giles Azevedo, e a assessora do Gabinete de Informações, Sandra Brandão, passaram parte do dia reunidos.

Seguindo o dinheiro
O Ministério Público e a Polícia Federal vão ter muito trabalho pela frente. Os programas dos computadores da CPI do Cachoeira rastrearam e cruzaram 84 bilhões de movimentações financeiras feitas pelos envolvidos no esquema.

Na guerra dos royalties
Os coordenadores das bancadas de 24 estados já começaram a coletar assinaturas para pedir que um veto da presidente Dilma na lei dos royalties do petróleo seja votado em regime de urgência. A expectativa é que haverá um veto parcial.

O MINISTRO MENDES RIBEIRO (Agricultura) comemora: o Brasil marcha para nova safra recorde. A previsão é de 181,5 milhões de toneladas de grãos.

Nenhum comentário: